Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Controladoria presta orientação técnica a servidores da Secretaria da Cidadania e Justiça sobre as análises dos atributos do PPA
Demonstrou-se como devem ser informadas as análises da execução das ações, bem como o acompanhamento da execução orçamentária.
O acompanhamento da execução orçamentária e avaliação das ações do Plano Plurianual (PPA) foi tema de orientação técnica da Controladoria-Geral do Estado (CGE) a servidores da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju). O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 18, na sede da Seciju.
Na ocasião, demonstrou-se aos participantes como as análises das ações devem ser informadas e como deve ser feito o acompanhamento da execução orçamentária. A orientação foi realizada por meio da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno, sob a responsabilidade da Gerência de Acompanhamento do PPA e Avaliação de Desempenho da Gestão Governamental.
“Este trabalho que realizamos consiste em acompanhar os órgãos e entidades em relação à execução orçamentária das ações. É muito importante que os servidores que lidam com esse processo estejam cada vez mais atentos às normas e às orientações técnicas, a fim de que os órgãos sejam cada vez mais assertivos na elaboração dos seus relatórios”, disse Raimunda Nonata Diogo Araújo, uma das servidoras responsáveis pelas orientações à Seciju.
Também colaboraram com a atividade a gerente responsável Regiane Sousa Chaves e a analista de controle interno Eliane Maria Glória Cardoso.
Participação
Participaram da reunião 35 servidores da Seciju, entre os quais superintendentes, diretores, gerentes e demais responsáveis pelas ações do PPA, pertencentes ao Sistema Penitenciário e Prisional, Diretoria dos Direitos Humanos, Procon e Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.
“Esses esclarecimentos da Controladoria vêm somar para que tenhamos um relatório de avaliação de resultados consistente, que demonstre de fato o que a gestão executou nas ações que são disponibilizadas através do orçamento da Seciju para o ano de 2019”, ressalta o servidor Hidelbrando da Silva, responsável pelo setor de planejamento da Seciju e um dos participantes do curso.
*Estagiária sob supervisão da jornalista Maria Gabriela Costa/Seciju
Fonte:
Assessoria de Comunicação
ascom@controladoria.to.gov.br
www.cge.to.gov.br
63 3218-2434 / 63 98416-9057
Valdenice Rodrigues
Jornalista
DRT 120/TO
63 99294-6478 (WhatsApp e tel)
Gabriela Glória
Jornalista
DRT 590/TO