Controladoria-Geral recebe ouvidora da Mulher para orientações sobre a implantação da nova setorial no Estado

A recém-empossada ouvidora da Secretaria da Mulher, Suzan de Sousa Milhomem Alonso, apresentou-se nesta quarta-feira, 26, na Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), quando foi recebida pela ouvidora-geral, Josefa de Oliveira Machado (Graça)

A recém-empossada ouvidora da Secretaria da Mulher, Suzan de Sousa Milhomem Alonso, apresentou-se na última quarta-feira, 26, na Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO). A gestora foi recebida pela ouvidora-geral, Josefa de Oliveira Machado (Graça) e o gerente de Articulação e Gestão de Ouvidorias, Arthur Pereira de Oliveira Castro.

Este primeiro encontro serviu para orientar a ouvidora da Mulher sobre os processos do trabalho de escuta ao cidadão e a cidadã ofertado pelo Governo do Tocantins. Na ocasião, foi apresentada a Plataforma Fala.BR, canal onde são registradas, e por meio do qual são encaminhadas, todas as manifestações dos usuários e das usuárias dos serviços públicos do Estado.

A ouvidora-geral destacou a importância da parceria entre a Ouvidoria-Geral do Estado e a setorial Ouvidoria da Mulher. “É mais uma instância de controle e de participação social, responsável por integrar o usuário aos órgãos públicos do Estado, e neste caso em especial, traz uma escuta direta com as mulheres, o que amplia a rede de proteção e apoio a este público, o que é motivo para comemorarmos”, disse Graça.

Suzan ressaltou que o objetivo da pasta , é o de estabelecer a Ouvidoria da Mulher como uma referência. “É muito importante que o Governo do Tocantins tenha uma ouvidoria para atender especialmente as mulheres e as meninas, pois é uma categoria com demandas muito sensíveis. E o nosso intuito é ouvir e poder ajudar, sendo um espaço de acolhimento, onde elas possam ter apoio, e acredito que com essa plataforma, com os demais canais e o apoio da Controladoria teremos um ótimo resultado”, destacou a ouvidora.

A secretária do órgão, Berenice de Fátima Barbosa, reforçou a importância da criação do setor. “A ouvidoria é mais um mecanismo que nos fortalece institucionalmente, pois contribui para o estímulo, a promoção, a defesa e a valorização dos direitos das mulheres”, pontuou.

Funcionamento

O próximo passo para o funcionamento da Ouvidoria da Mulher é o cadastramento na Plataforma Fala.BR, cujas providências serão tomadas em caráter prioritário, explicou Graça. A plataforma recebe sugestões, denúncias, elogios, reclamações, solicitações e pedidos de acesso à informação. Além deste, as usuárias e usuários contam ainda com telefone gratuito, whatsapp e atendimento por e-mail ou presencial. No momento, as manifestações já podem ser recebidas pela pasta, por meio do e-mail ouvidoria@mulher.to.gov.br.

Fonte:

CGE-TO