Controladoria-Geral do Estado do Tocantins oferta oficina sobre Carta de Serviços à Secretaria da Saúde

O curso, realizado na manhã da última sexta-feira, 17, foi ministrado pela gerente de Transparência e Controle Social da CGE-TO, Marcela Barreto da Silva Oliveira

A capacitação foi ministrada pela gerente de Transparência e Controle Social da CGE-TO, Marcela Barreto da Silva Oliveira

A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) ofertou oficina na última sexta-feira, 17, aos membros do  Comitê Intersetorial para implantação, implementação, monitoramento, atualização e avaliação da Carta de Serviços ao Usuário, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).  O curso foi realizado na reunião de início dos trabalhos de elaboração da referida carta do órgão, sendo ministrado pela gerente de Transparência e Controle Social da CGE-TO, Marcela Barreto da Silva Oliveira.

A gerente explicou que “o propósito da capacitação do comitê e dos superintendentes da Secretaria foi apresentar a metodologia de mapeamento dos serviços, aproximando a Controladoria da pasta da Saúde, não só como órgão de controle, mas também de apoio e de suporte nesse processo, abordando desde as atribuições do Comitê, à discussão de mecanismos para realização do mapeamento dos serviços, levando em consideração a realidade da Saúde”.

Para a superintendente da Vigilância em Saúde e membro do comitê, Perciliana Bezerra, a reunião trouxe mais clareza quanto ao documento que deve ser elaborado. “Hoje ficou muito claro para nós o objetivo desta Carta de Serviços, que é mapear os serviços oferecidos aos usuários e nele facilitar, ou seja, descrever o passo a passo para que a população, empresas e servidores possam ter acesso a todos os serviços oferecidos pela Secretaria”.

A coordenadora do Comitê Intersetorial e ouvidora do SUS, Iolanda Maria Batista, afirmou que “a expectativa é que entreguemos essa carta de serviços até o final deste primeiro semestre”, destacando que esse documento irá facilitar o atendimento aos usuários, “temos muitas demandas que chegam até a ouvidoria da Saúde que poderiam ser solucionadas se estas informações estivessem expostas aos usuários”, afirmou, acrescentando que “o próximo encontro está previsto para o dia 17 de abril e que a reunião será realizada, individualmente com cada superintendência para apresentação do esboço da carta de serviços de cada área”.

O que é a Carta de Serviço ao Usuário

A Carta de Serviços ao Usuário  informa sobre os serviços prestados pelos órgãos e entidades;  como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos. A partir da transparência, a Carta de Serviços se apresenta como instrumento educativo e elucidativo para população, empresas e servidores.

A intenção do Comitê Intersetorial é entregar a Carta de Serviços ao Cidadão ainda neste semestre

Fonte:

CGE-TO