Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Controladoria-Geral do Estado do Tocantins ministra curso de gestão e fiscalização de contratos para servidores da Cidadania e Justiça
A capacitação tem como objetivo ampliar o controle preventivo dos gastos públicos.
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) ministrou, na última terça-feira, 28, o curso Gestão e Fiscalização de Contratos no Âmbito da Administração Pública para servidores da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju). A capacitação, que aconteceu na Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Estado, em Palmas, reuniu 60 servidores das áreas administrativas da Secretaria e das unidades prisionais, que atuam como fiscais e gestores de contratos administrativos.
A capacitação foi dedicada a servidores da Secretaria da Cidadania e Justiça
O curso foi ministrado pelo superintendente de Gestão e Ações de Controle Interno da CGE, Benedito Martiniano da Costa Neto, com o objetivo de ampliar o controle preventivo dos gastos públicos. “A capacitação contribui, por exemplo, para melhor definir as atribuições dos fiscais e diferenciar o papel do gestor e do fiscal, pois cada um tem sua prerrogativa. Com isso minimizamos riscos para a administração como os de ineficiência na execução contratual”, explica o superintendente.
Demanda
O curso foi uma demanda apresentada pela Seciju, atendida pela equipe técnica da Controladoria. O superintendente de Administração do Sistema Penitenciário e Prisional da pasta, Orleanes de Sousa Alves, observa que o sistema passa por um processo de reestruturação que envolve também capacitações técnicas na área.
“Nossos contratos são voltados para alimentação, cogestão e outros serviços e produtos do sistema penitenciário e a CGE é o nosso órgão consultor e nos auxilia nessas demandas, assim como os demais órgãos de controle, o que nos fez chegar a este curso que irá nos ajudar muito daqui para frente”, concluiu.
Equipe
Também participaram dos trabalhos o diretor de Auditoria e Fiscalização da CGE, Augusto de Souza Pinheiro Júnior, a gerente de Orientações e Normas, Elaine Cristina Zanetti Avelino, a servidora Verônica Bandeira Martins e o servidor Domingos Ferreira Cursino.
Fotos: Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins
Fonte: