Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro reforça combate aos diversos tipos de assédio no serviço público

CGE-RJ promoveu debate sobre o tema nesta quinta-feira e lançou cartilha de conscientização

Para reforçar o combate aos diversos tipos de assédio no serviço público estadual, a Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE-RJ), órgão responsável pelo controle interno, realizou na quinta-feira (24.08) o painel “Assédio – Entenda, proteja-se e ajude na prevenção”. A iniciativa busca promover um ambiente laboral cada vez mais saudável, garantindo o compromisso com os direitos fundamentais daqueles que contribuem com o desenvolvimento do Estado e da prestação de serviços à sociedade.

Além disso, a Controladoria Geral do Estado está iniciando ainda um plano de prevenção e combate ao assédio moral, assédio sexual e discriminação por meio da Cartilha de Orientações, que está disponível no site www.cge.rj.gov.br. A medida reafirma a importância da promoção e manutenção de uma cultura organizacional íntegra e promissora.

— A conscientização é o primeiro passo para o combate a esse tipo de conduta e a Controladoria Geral do Estado, atenta ao seu papel, entende que a prevenção, a identificação e o combate aos casos de assédio são tarefas imprescindíveis para a garantia da saúde física e mental dos servidores e na prestação de serviços perante a sociedade, assim como o enfrentamento à discriminação no ambiente de trabalho. Continuaremos empenhados para proporcionar uma cultura organizacional pautada em respeito e integridade — declarou o controlador-geral do Estado, Demétrio Farah.

Ao longo do debate promovido nesta quinta-feira, o tema foi trabalhado por diversos especialistas. Além disso, o encontro trouxe orientações e propostas para fortalecer o enfrentamento a essas condutas na administração pública.

O evento contou com a participação, como palestrantes, da presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Marcela Ortiz; da Delegada de Polícia Civil Tatiana Queiroz; da Procuradora do Estado do Rio Nathalie Giordano; e do Secretário-geral de Governança, Inovação e Compliance do Tribunal de Justiça do Estado do Rio,  Carlos Brasil Cherubini.

Fonte:

CGE-RJ