Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul recebe selo especial pela realização de campanha relativa ao Mês de Conscientização da Auditoria Interna

A premiação é atribuída às instituições que desenvolvem as melhores ações de comunicação e marketing para representar o orgulho de ser auditor.

Pela primeira vez, a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) conquistou o selo especial relativo ao Mês de Conscientização da Auditoria Interna, vigente  no Brasil desde o ano de 2020. Iniciativa do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) – entidade filiada à The Institute of Internal Auditors (The IIA) -, o prêmio faz parte da campanha nacional IIA May Brasil e é destinado às instituições que desenvolvem as melhores ações de conscientização sobre a profissão de auditor interno.

Para o controlador-geral do Estado de MS, Carlos Eduardo Girão de Arruda, o reconhecimento por meio da entrega do selo é importante. “Demostra o entendimento e o envolvimento da direção da Controladoria na promoção da atividade e, também, dos auditores – fazendo-os se sentir valorizados e parte da gestão estadual. Isso acarreta no anseio em contribuir, cada vez mais, com a melhoria da eficiência dos processos no âmbito do Estado”, afirmou.

O selo, resultado de investida em ações de comunicação e marketing que não requisitaram a utilização de recursos públicos e contaram com conteúdo voltado à dinâmica da auditoria interna, além da realização de eventos que contribuíram para a conscientização da carreira – como o Curso de Auditoria Ágil e o 1º Fórum de Auditoria Interna da CGE-MS -, representa uma valiosa conquista para a CGE-MS.

“Fico muito feliz com mais essa conquista. Esse prêmio só vem a corroborar com o objetivo maior de tornar a Auditoria-Geral do Estado cada vez mais colaborativa com a sociedade. Para isso é primordial a conscientização dos nossos auditores quanto à importância da carreira e dos trabalhos por eles desenvolvidos”, disse a auditora-geral do Estado, Patrícia Salamene.

Além da periodicidade de veiculação de publicações e afins, foram avaliados pelo IIA Brasil quesitos como criatividade, formas de divulgação e conteúdo dos materiais elaborados. “Sou adepta do seguinte princípio bíblico: ‘tudo que vier às suas mãos para fazer, faze-o conforme as suas forças. Foi o que as assessorias de comunicação e marketing, no âmbito da Assessoria de Governança e Comunicação da CGE-MS, fizeram. Quando a equipe da auditoria soube e nos deu ciência sobre a iniciativa, o prazo já era limitado, então imprimimos esforços, traçamos estratégias comunicacionais apropriadas e, graças a Deus, obtivemos êxito”, destacou a jornalista e assessora de comunicação da CGE-MS, Thaís Firmino.

O resultado obtido na campanha nacional IIA May Brasil 2024 é, também, uma validação externa da visão comunicacional que as assessorias de comunicação e marketing implementaram na CGE-MS. “Estamos muito felizes! Por isso, não poderia deixar de destacar a importância da adesão da Auditoria-Geral do Estado, no âmbito da CGE-MS, à visão comunicacional que implementamos. A equipe, rapidamente, tem assimilado a importância da comunicação em seus projetos. Isso é muito gratificante. Foi uma conquista de todos nós!”, finalizou Firmino ao fazer menção ao selo IIA May Brasil 2024.

Desde meados de fevereiro, respeitando-se os limites da atuação estatal e dos poucos insumos disponíveis, a Controladoria vem contando com o que há de mais estratégico em comunicação. Isso porque, além de serem consideradas fundamentais para o fluxo qualitativo de informações entre servidores, as ações comunicacionais agregam valor aos mecanismos de comunicação voltados ao cidadão.

Fonte:

Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Imagem: Selo IIA May Brasil