Niterói, 10 de novembro de 2025
Controladoria Geral de Niterói realiza curso de capacitação para responsáveis setoriais de Ouvidoria
Formação promoveu o aperfeiçoamento técnico e o fortalecimento da escuta ativa e inclusiva no serviço público municipal
A Controladoria Geral do Município de Niterói promoveu, entre os dias 4 e 6 de novembro de 2025, o Curso de Capacitação em Ouvidoria, voltado aos responsáveis setoriais de Ouvidoria do Poder Executivo Municipal. A formação teve como objetivo aperfeiçoar o atendimento aos cidadãos e fortalecer a cultura de escuta ativa e inclusiva no âmbito da administração pública.
A capacitação foi ministrada pela advogada, professora e consultora em Ouvidorias Cristina Ayoub Richie, referência internacional na área, e contou com a participação de mais de 80 servidores municipais.
Ao longo dos três dias, os participantes se envolveram em atividades teóricas e dinâmicas práticas que abordaram temas como o papel da ouvidoria no serviço público, legislações relevantes, o fluxo de tratamento das manifestações, o uso dos canais de atendimento e as boas práticas de comunicação com o cidadão. A capacitação também proporcionou momentos de troca de experiências entre os servidores, incentivando o diálogo e a colaboração entre as diferentes áreas da Prefeitura.
O controlador-geral do município, Anderson Peixoto de Faria, destacou o avanço da Ouvidoria de Niterói e a importância da capacitação contínua dos servidores. “A Ouvidoria de Niterói tem crescido e evoluído muito nos últimos anos. Estimamos fechar 2025 com quase o dobro de manifestações em relação ao ano passado. Mais do que o crescimento em volume, estamos aprimorando a qualidade do atendimento ao cidadão e evoluindo em nossos indicadores de monitoramento e resultado. A capacitação dos ouvidores setoriais é essencial para fortalecer esse trabalho em rede, colaborativo e voltado à defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos. A Ouvidoria tem a missão de promover a cidadania ativa e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e participativa, ao aproximar o cidadão das instituições públicas.”
A servidora Marilene Ferreira Silva de Oliveira, representante da CLIN, avaliou a capacitação de forma positiva: “O curso foi extremamente proveitoso e esclarecedor, me trouxe muito aprendizado e ampliou minha compreensão sobre o papel da Ouvidoria. Saio daqui com uma nova visão sobre o que é ser ouvidor e com mais consciência da importância do nosso trabalho para o cidadão.”
Durante o evento, a Controladoria também entregou 20 Certificados de Colaboração nas Práticas de Ouvidoria aos órgãos e entidades que se destacaram quanto à colaboração no atendimento aos cidadãos, contribuindo para a resolutividade e reafirmando o compromisso com uma gestão pública participativa e eficiente.
A Ouvidoria atua como ponte entre a população e o poder público, acolhendo e encaminhando manifestações registradas pelo Fala.BR, WhatsApp (21) 96992-7444, e-mail ouvidoria@controladoria.niteroi.rj.gov.br ou atendimento presencial. O canal reforça o compromisso da Prefeitura com a escuta ativa, a transparência e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

Fonte:
CGM-Niterói