Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza realiza reunião com a equipe de intervenção da Santa Casa de Misericórdia
Ação reflete a atuação conjunta da auditoria interna e da gestão na busca de soluções para superar os desafios administrativos e melhorar a qualidade do atendimento à população

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), a convite da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma visita técnica à Santa Casa de Misericórdia na tarde da última terça-feira (29/7). O objetivo foi conhecer o modelo de intervenção e buscar soluções conjuntas para superar as fragilidades e desafios nas áreas administrativas, financeiras e de gestão de pessoas.
Durante o encontro, a equipe da CGM, composta por representantes da auditoria e controle interno, ouviu as principais demandas apresentadas pela SMS. Entre os pontos destacados estão a revisão de contratos, a estrutura organizacional e a gestão de recursos humanos.
“Esse primeiro contato com a SMS foi essencial para conhecermos preliminarmente a realidade da instituição e identificar os principais processos críticos. A CGM atua em duas frentes: avaliação e consultoria, oferecendo um suporte completo. Identificamos junto à instituição os pontos mais críticos que exigem atenção imediata, para priorizarmos as ações e resolvermos os gargalos mais urgentes nesta fase de intervenção”, afirmou Silvia Correia, secretária da CGM.
A secretária adjunta da SMS, Aline Gouveia, destacou a importância da cooperação entre os órgãos municipais. “Esta cooperação tem um objetivo claro: cuidar das pessoas, retomar os serviços essenciais e ampliar os atendimentos à população. Sabemos que cada minuto conta quando se trata de saúde pública, e por esse motivo que estamos empenhados para assegurar a retomada dos serviços para a população de Fortaleza”, afirmou.
Apoio federal na retomada
Consultores do Ministério da Saúde estão auxiliando a SMS no planejamento para reativar serviços de média e alta complexidade, como oncologia e UTI. O projeto inclui sete frentes de trabalho, desde reestruturação financeira até a reorganização de pessoal, com a abertura de 274 leitos até dezembro. Deste total, 40 já estão em funcionamento, acolhendo pacientes.
Além disso, a Santa Casa expandirá seus serviços com o programa “Agora Tem Especialistas”, que realizará mais de mil cirurgias mensais em cinco salas reativadas. A Unidade de Oncologia (Unacon) retomará sessões de quimioterapia e cirurgias, além de receber novo equipamento de radioterapia.
Fonte:
CGM-Fortaleza