Controladoria dialoga com Conselho Estadual de Assistência Social sobre papel da ouvidoria e do controle social

A ação faz parte da política de aproximação e articulação da Controladoria  com os conselhos de políticas públicas

 

Nesta quinta-feira, 17, a Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) deu continuidade ao diálogo com os conselhos de políticas públicas sobre o papel da ouvidoria e do controle social. Desta vez, a ação foi direcionada ao Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), durante reunião ordinária do colegiado, por meio de plataforma on-line. 

 

Representantes da assistência social de vários municípios participaram do encontro.  A iniciativa foi realizada por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-TO), unidade administrativa da CGE-TO.

 

A presidente do Ceas, Simone Braga, enfatizou durante o evento a importância da presença da Ouvidoria no encontro. “Este momento de troca é muito rico para nós, principalmente por termos vários municípios aqui representados. Apesar de muitos conhecerem o trabalho de uma ouvidoria, muitas vezes não têm um conhecimento mais amplo da estrutura disponível para o cidadão se manifestar”, explicou.

 

O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, destaca que a ação está alinhada com a proposta da atual gestão estadual de interlocução entre as instituições. “Nossas ações estão alinhadas com a articulação e mobilização para a participação na gestão pública por meio das ferramentas de transparência e ouvidoria”, frisou.

 

Articulação

 

Esta iniciativa da Controladoria faz parte da política de aproximação e articulação do órgão com os conselhos de políticas públicas, o que compõe o plano de metas para 2021. Nesta semana, a Ouvidoria-Geral esteve presente também em reuniões dos conselhos estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-TO), e da Educação (CEE-TO).

 

Ao colegiado do Ceas, foi realizada uma apresentação do sistema estadual de ouvidorias e da dinâmica de funcionamento do mesmo, pela ouvidora-geral do Estado, Arely Soares Carvalho Telles. “A Ouvidoria é um importante canal de diálogo do cidadão com a administração pública, promovendo a participação da sociedade e a escuta ativa de suas manifestações. Por isso, realizamos ações educativas como forma de fortalecer cada vez mais os espaços públicos”, ressaltou.

 

Durante sua explanação, a corregedora-geral do Estado e assessora técnica da OGE-TO, Simone Pereira Brito, destacou o fortalecimento dos espaços de controle social para a promoção da democracia. “Enquanto órgão de controle, é fundamental nos aproximarmos dos conselhos de políticas públicas. Esse é um movimento estratégico na perspectiva de se estabelecer a governança pública para que o cidadão possa influenciar cada vez mais na efetivação e no aprimoramento dos serviços entregues à sociedade”, comentou.

 

 A Gerente de Articulação e Gestão de Ouvidorias da CGE, Marcela Barreto da Silva Oliveira, e demais servidores  da área também participaram do encontro.

 

Fonte:

Gabriela Glória/Governo do Tocantins