Tocantins, 19 de maio de 2022

Controladoria de Tocantins recebe visita técnica de estudantes de Gestão Pública do IFTO de Gurupi

Estudantes do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Gurupi no Sul do Estado, realizaram visita técnica à sede da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO), na última quarta-feira, 18. Na ocasião, os acadêmicos puderam conhecer e esclarecer dúvidas quanto ao trabalho desempenhado pela Controladoria, bem como os setores responsáveis por cada macroprocesso da pasta – controle interno; ouvidoria e transparência; e correição.

O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, fez uma breve apresentação sobre o que cada setor desenvolve e a atuação geral da pasta. “Ficamos satisfeitos em ver a comunidade acadêmica buscando o órgão de controle interno estadual como referência para contribuir com a formação dos futuros gestores públicos. Isso é um sinal muito positivo e que tem consonância com o perfil de transparência e de promoção do controle social da gestão do governador Wanderlei Barbosa”, afirmou.

A apresentação contou com a participação dos responsáveis das três áreas: a corregedora-geral do Estado, Simone Pereira Brito; o superintendente de Gestão e Ações de Controle Interno, Benedito Martiniano da Costa Neto; e a ouvidora-geral do Estado, Arely Soares Carvalho Telles.

Vivência

Para o professor José Wellington Abreu, a visita foi uma oportunidade de os estudantes vivenciarem na prática o que é visto nas disciplinas teóricas. “A visita proporcionou a visualização da atuação dos gestores públicos. Isso se soma à visão integral da gestão pública que procuramos trabalhar em sala de aula”, pontuou.

A atuação preventiva da Controladoria chamou a atenção da estudante Regina Mariano Paiva. “A vinda aqui na CGE acrescentou muito à minha visão sobre a gestão pública. O que mais me chamou atenção foi o órgão trabalhar no sentido não só de punir, mas de orientar e auxiliar os gestores a agirem com ética, eficiência e transparência”, comentou.

Equipe

Também colaboraram com as atividades aos acadêmicos, os diretores de Responsabilização, Tatiane Dias Medeiros (de Entes Privados) e Luciano Alves Ribeiro (de Agentes Públicos); de Controle da Gestão Governamental e Prevenção à Corrupção, Kilvânia Rodrigues de Melo; e de Auditoria e Fiscalização, Eva Moreira Martins; além das gerentes de Transparência e Controle Social, Marcela Barreto da Silva; e de Articulação e Gestão de Ouvidorias, Sílvia Simone Sakita.

Fonte:

CGE-TO

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.