Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Controladoria da Alece participa da 27ª Conferência da Unale
A Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) participou, no dia 03/12, do VII Encontro Nacional da Rede Legislativa de Governança e Gestão (Regov) durante a 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), no Rio de Janeiro (RJ).
Na ocasião, a controladora da Alece, Sílvia Helena Correia, e o assessor de Controle Interno, Édipo Henrique, ministraram palestra com o tema “Implantação do Modelo de Capacidade da Auditoria Interna (IA-CM) no Poder Legislativo Cearense”, apresentando a experiência do órgão na execução do Projeto Estratégico de aprimoramento da função de auditoria interna, a partir do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM).
O IA-CM é um projeto estratégico do programa Alece 2030 e visa garantir a aderência do modelo de auditoria interna do Poder Legislativo aos padrões internacionais de auditoria. A controladora da Alece ressaltou que a metodologia IA-CM é uma ferramenta estratégica que traz os elementos necessários para uma auditoria interna eficaz no setor público, em aderência às Normas Globais de Auditoria Interna.
Metodologia
Conforme explicou, os elementos a serem desenvolvidos estão organizados em uma matriz composta por cinco níveis de maturidade, desdobrados em macroprocessos-chave e atividades essenciais, fornecendo um plano sequencial, lógico e evolutivo para a auditoria interna, que permitem o acompanhamento de sua execução por meio de autoavaliações periódicas.
”A aplicação da metodologia é atualmente recomendada e incentivada pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), com apoio do Banco Mundial (World Bank), com o objetivo de fortalecer a atividade de auditoria interna governamental no Brasil, alinhada às boas práticas internacionais”, apontou.
Apresentação da Controladoria foi no dia 03/12 – Foto: Divulgação/Unale
No âmbito da Controladoria da Alece, a primeira autoavaliação do nível 2 realizada em 2023 resultou em um plano de ação que vem sendo executado e já contribuiu para a elaboração do Referencial Técnico da Auditoria Interna da Assembleia Legislativa, da Metodologia de Avaliação do Universo de Auditoria Interna e do Plano Estratégico da Controladoria (2025-2026).
O plano de ação continua em andamento e a expectativa é que todas as atividades essenciais relativas ao Nível 2 de maturidade sejam implementadas até o 2º semestre de 2026 para que, no 1º semestre de 2027, seja realizada a validação externa, com o reconhecimento de que as atividades da Auditoria Interna da Alece estarão em conformidade com o Nível 2 de maturidade da Metodologia.
Saiba mais
Com o tema ”O futuro da Educação no Brasil”, a 27ª Conferência Nacional da Unale acontece até 5 de dezembro no Rio de Janeiro. O evento reúne entidades, servidores legislativos nacionais e estrangeiros, autoridades governamentais, e sociedade civil, para ampliar e proporcionar uma grande troca de informações e cases de sucesso em variados segmentos.
Edição: Salomão de Castro
Fonte:
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032