Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Controladoria da Alece finaliza Referencial Técnico de Auditoria Interna
A Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) finalizou o seu Referencial Técnico de Auditoria Interna. O documento foi aprovado pela Mesa Diretora da Casa, por meio do Ato Normativo Nº 352/2024, publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará, na última segunda-feira (16/12). O Referencial faz parte do processo de implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), presente nos projetos estratégicos do programa Alece 2030.
A controladora da Alece, Sílvia Correia, destaca que o projeto foi patrocinado desde o seu início pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PT), e pela Mesa Diretora. “O IA-CM é um modelo de capacidade da auditoria interna. É um modelo que tem convergência com as normas globais de auditoria interna implantadas no Brasil desde 2014, com apoio do Banco Mundial”, explica a controladora.
De acordo com Sílvia, a Alece não precisou investir nenhum valor com consultorias para desenvolver o projeto. “Para isso, contamos com o apoio do Banco Mundial e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). A Alece é o único Poder Legislativo estadual do País filiado ao Conaci”, frisa.
Segundo Sílvia Correia, o Referencial traz as diretrizes, princípios e requisitos em relação ao trabalho de auditoria interna. “Quando falamos hoje em auditoria interna, falamos de algo que vai além da auditoria, que agrega valor à gestão. Avaliar é fazer consultoria, desta forma melhorando os processos para melhorar resultados”, atesta a controladora.
Sobre o IA-CM
O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) é uma metodologia que traz os elementos necessários para uma auditoria interna eficaz, em aderência às Normas Globais de Auditoria Interna. O assessor de Controle Interno da Alece, Édipo Henrique, afirma que o Projeto do IA-CM, projeto capitaneado na Alece por Sílvia Correia, com o apoio da Presidência e da Mesa Diretora, realizou uma de suas grandes entregas, o referencial técnico na auditoria interna da Casa.
Édipo afirma que o IA-CM foi iniciado em 2023 e prevê o alinhamento às normas internacionais de auditoria. “Com isso, nós buscamos cada vez mais aprimorar a função de auditoria interna da Alece para que possamos prestar melhores serviços e agregar maior valor à instituição”, afirma.
Sílvia Correia, controladora da Alece, destaca o papel dos servidores envolvidos no trabalho – Foto: Pedro Albuquerque
Para ele, o projeto melhora a atuação dos gestores e os processos internos, o que reflete diretamente na sociedade, que recebe um serviço de maior excelência. “Agora teremos mais desafios, como o planejamento estratégico da Controladoria da Alece como um todo para o período 2025/2026, onde implementaremos metodologias consolidadas internacionalmente”, assevera.
Legado
O assessor de Controle Interno ressalta a importância do Referencial Técnico e o trabalho dos integrantes da equipe de trabalho pela elaboração deste e de outros produtos do IA-CM, a exemplo da Metodologia de Avaliação do Universo de Auditoria, requisito fundamental para elaboração do Plano Operacional Anual de 2025.
“No âmbito do Projeto Estratégico, a expectativa é que durante o primeiro semestre de 2025, sejam lançados outros produtos de grande relevância para a função de auditoria e para o alcance do nível 2 de maturidade, como o Manual de Auditoria Interna da Alece, o Planejamento Estratégico e o Plano Operacional da Controladoria”, pontua.
Sílvia Correia também destaca a equipe que desenvolveu o trabalho. “Foi mais de um ano de trabalho, com a inclusão na equipe dos novos servidores efetivos que entraram na Casa por meio do último concurso público. O presidente Evandro Leitão determinou que fosse criada uma equipe de trabalho destinada exclusivamente a desenvolver o IA-CM. Esta equipe irá continuar a empreitada, construindo todas as ferramentas”, assegura.
Para a controladora, o desenvolvimento do IA-CM na Alece é fundamental e a entrega do Referencial Técnico de Auditoria Interna é o coroamento da gestão do presidente Evandro Leitão em matéria de controle interno. “Somos hoje a única Assembleia Legislativa do País que temos este documento. Isso possibilita o desdobramento deste projeto em manuais, orientações e sistemas de qualidade que balizarão o trabalho até o final de 2026”, afirma.
Sílvia diz não ter dúvidas de que esta gestão deixa um legado. “Deixamos um modelo de governança. Hoje não podemos falar em gestão sem que citemos a governança, a transparência, inclusão, participação, responsabilidade social, enfim, um conjunto enorme de ações, iniciativas e projetos que consolidam a governança do Poder Legislativo cearense”, destaca.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032