Controladoria capacita ordenadores de despesas para otimizar ainda mais a Prestação de Contas

Relatório de Gestão é parte integrante da prestação de contas anual dos ordenadores de despesas do Poder Executivo Estadual - Katiuscia Gonzaga/Governo do Tocantins

A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins apresentou o novo modelo de Relatório de Gestão aos responsáveis pelo planejamento e coordenação dos trabalhos de elaboração de relatório de cada órgão e entidade da administração pública estadual. O relatório é parte integrante da prestação de contas anual dos ordenadores de despesa do Poder Executivo Estadual.

Promovida pela Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno (Sugaci), a reunião ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro, na sede da CGE-TO, e contou com representantes da Administração Direta e Indireta. Na ocasião, os servidores receberam os direcionamentos sobre as mudanças e o novo modelo de Relatório de Gestão, que visa integrar as informações.

Vinícius Augusto de Oliveira Silva, diretor de planejamento da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), atendeu o convite e considerou a apresentação positiva. “Buscamos trabalhar em conformidade com o que o Estado tem exigido e esse alinhamento é para buscarmos informações para entregarmos um relatório dentro dos parâmetros solicitados”, comentou o diretor de planejamento.

O superintendente da Sugaci, Benedito Martiniano da Costa Neto, agradeceu o empenho dos servidores e reforçou a importância do trabalho conjunto e alinhado às diretrizes. “Essa participação reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade na gestão do serviço público”, pontuou o superintendente.

Prestação de Contas

O Relatório de Gestão compõe a Prestação de Contas Anual dos Ordenadores de Despesas do Poder Executivo Estadual, realizada no âmbito do Controle Interno, e visa verificar as informações prestadas pelos ordenadores de despesas, bem como analisar os atos e fatos da gestão, com vistas a instruir o processo de prestação de contas que subsidiará o julgamento pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). Ela é dirigida não apenas ao TCE/TO, mas, sobretudo ao cidadão, sendo um instrumento de transparência à sociedade.

 

Fotos: Katiuscia Gonzaga/Governo do Tocantins

 

Chefe da Ascom

Katiuscia Gonzaga

Jornalista

Gabrielle Farias