Conselho Nacional de Controle Interno realiza reunião técnica em Goiás

Mais de 250 pessoas participaram da abertura oficial do evento, que tem como objetivo discutir as políticas nacionais de controle interno. Na ocasião, foi instalado o Conselho de Transparência do Estado de Goiás

Dentro de seu objetivo de criar mecanismos de controle interno, prevenção e combate à corrupção, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), entidade que reúne os principais órgãos de controle interno do país, realizou a sua primeira reunião técnica do ano. O encontro teve início na manhã da última quinta-feira (19), no Palácio Pedro Ludovico, na capital Goiânia-GO, reunindo mais de 250 pessoas, dentre secretários de Estado, deputados estaduais, procuradores do Ministério Público Federa o Chefe da Controladoria Geral da União-Regional de Goiás, assessores governamentais, dirigentes de organizações classistas, servidores públicos e outros convidados.

Na ocasião da abertura, foi feita a instalação do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção pelo Estado de Goiás, iniciativa elogiada pelos membros do Conaci. “A criação e o fortalecimento de canais de comunicação e participação direta dos segmentos organizados da sociedade abre caminho para a ampliação do controle social e para a contínua melhoria da gestão pública. Nessa linha, o Governo do Estado de Goiás, com a instalação do Conselho demonstra a importância dedicada ao tema e quão este assunto estará entre as preocupações da atual gestão” ressaltou Angela Silvares, presidente do Conaci e também secretária de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo. Ela citou os resultados positivos alcançados pelo Conselho de Transparência e Combate a Corrupção do Espírito Santo, Estado pioneiro no Brasil a criar o Conselho, e que já alcança resultados positivos com menos de um ano de funcionamento.

Angela Silvares discorreu ainda sobre a atuação do Conaci e sua contribuição ao fortalecimento democrático da administração pública, e de como a Proposta de Emenda Constitucional PEC 45/2009, que trata da organização do controle interno reforçando-o como instrumento essencial ao bom funcionamento da gestão pública, representa uma vitória para os cidadãos. “O controle interno precisa ser compreendido como ferramenta que atua com o foco na prevenção, evitando fraudes e desperdícios na administração pública. Por isso nosso empenho no aperfeiçoamento dos métodos de trabalho”, concluiu.

Durante a solenidade, o chefe da Controladoria Geral do Estado de Goiás, José Carlos Siqueira, destacou a importância do evento ao trazer à luz temas de fundamental interesse para debate. “Trata-se de um fórum dos mais qualificados e que debaterá temas visando à consolidação dos organismos de controle interno”, ressaltou.

A reunião técnica do Conaci tem continuidade nesta sexta (20) que terá como tema principal a Lei de Acesso à Informações com palestra a ser proferida pela Diretora de Prevenção e Combate à Corrupção da CGU, Vania Vieira, apresentação do resultado do Grupo de Trabalho que estuda a Lei , que entra em vigor no próximo dia 16 de maio. Após os debates o CONACI deverá se posicionar a respeito da legislação e providencias que os Estados e os Municípios deverão adotar.

Confira a programação de hoje:

Dia 20/04

9h30 – Palestra “A Implementação da Lei de Acesso à Informação pelo Governo Federal” com palestrante/debatedora Vania Vieira, diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União

10h15 – Debate

12h30 às 14h30 – Intervalo para almoço

11h às 18h – Trabalhos técnicos:

– Apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho (Promoin, Lei de Acesso à Informação e Agenda Legislativa)

– Lei de Acesso à Informação – Posicionamento do Conselho Assuntos Gerais

– Apreciação das propostas sugeridas pelos Membros do Conselho

 

…………………………………………………………………………………………………………………

Informações para a imprensa:

 
Assessoria de Comunicação CONACI

Aline Cesconetto –  Contato

Produção de texto: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099