Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conheça Érika Lacet, a nova 2ª vice-presidente do Conaci
Na última Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno foi eleita, por aclamação, a nova 2ª vice-presidente do órgão. A secretária da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE-PE), Érika Lacet, entrou em substituição ao ex 1° vice-presidente, Francisco Netto.
A nossa equipe conversou com a nova representante da diretoria que falou um pouco sobre as perspectivas para a gestão.
Comunicação Conaci: Fale um pouco sobre sua expectativa para esse novo compromisso.
Érika Lacet: É uma honra e um grande desafio assumir a segunda vice-presidência do Conaci, principalmente pelo fato se substituir Francisco, que tanto contribuiu com o Conselho e controle interno, mas espero atender a contento as expectativas e reafirmar meu compromisso em fortalecer o controle interno.
C: Sua eleição reforça o compromisso do Conaci em promover equidade de gênero e dar voz às mulheres. Qual a sua opinião sobre essa pauta no Brasil?
E: Apesar de sermos maioria no nosso país, ainda sofremos com as desigualdades de inúmeras formas, desde em relação a oportunidades de trabalho a diferenças salariais. Mas aos poucos estamos conquistando espaço, demonstrando nossa força e capacidade de trabalho. A exemplo disso é o meu estado. Hoje Pernambuco é chefiado por duas mulheres, composto por um secretariado em sua maioria mulheres.
C: Os desafios à frente de uma liderança são muitos, mas com alinhamento institucional e uma boa equipe é possível superar as dificuldades. Qual a estratégia para que as entregas efetivas para o CI sejam materializadas neste mandato com sua chegada?
E: Primeiro passo para superar as dificuldades, entendo ser indispensável uma boa comunicação com todos os envolvidos, seja com a equipe interna seja com aqueles diretamente ligados com a ações do controle interno. E quando falo em comunicação, não é apenas saber de expressar, mas principalmente saber ouvir.
C: Queremos conhecer um pouco sobre suas principais habilidades profissionais. Quais são as 3 principais hard skills da nova presidente do Conaci?
E: Creio que poderia citar o conhecimento jurídico, minha formação e área de atuação, gestão de pessoas e gestão de projetos;
C: Para sermos um profissional completo não podemos esquecer das Soft Skills. Quais as principais habilidades leves que você considera possuir e 3 hobbies que ajudam nesse processo?
E: Trabalho em equipe, flexibilidade e gerenciamento de tempo. Meus princípios hobbies são correr, cozinhar e curtir minha família.
O que fala a diretoria?
Com a chegada de Lacet à diretoria do Conaci, os representantes atuais manifestaram sobre a mudança, para o presidente, Rodrigo Fontenelle, a 2ª vice vai agregar muito no avanço das ações do Conselho. “Sabemos que a entrada da Érika na presidência vai ser de grande importância para o Controle Interno do Brasil e para o Conaci, ela irá contribuir com sua atuação profissional ímpar aliada à sensibilidade que as mulheres carregam”.
O 1º vice-presidente, Edmar Camata, ressaltou a importância de ter uma mulher na presidência do Conaci. “A Érika na vice-presidência mostra a força de todas as mulheres no Conaci que estão em cargos de liderança e que contribuem para que o Conselho avance nas pautas relacionadas à equidade de gênero”.