Conheça a Diretoria do biênio 2022-2023 do Conaci

É tempo de transição no Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Os membros do órgão elegeram a nova presidência, que vai conduzir os trabalhos e continuar disseminando  boas práticas do Controle Interno no Brasil. O novo presidente é o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle. O 1º e 2º vice-presidentes são o controlador-geral do Estado de Rondônia e o secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo, Francisco Netto e Edmar Camata. A secretária-executiva é auditora interna na CGE-MG, Débora Severino.  
 

Um dos principais objetivos da próxima gestão  será disseminar cada vez mais o Controle Interno para os estados e municípios brasileiros. “Que a gente não tenha ilhas de excelência no país, mas que a gente tenha sim a excelência sendo compartilhada e colaborada com gestões que precisam tanto em estados e municípios”, ressaltou Camata. 

 

Além disso, compromisso, prontidão, colaboração, tecnologia e resultado são palavras que impulsionam a nova presidência. “Vivemos em um momento difícil que precisamos alinhar decisões urgentes a um planejamento feito. Então, a continuidade, a esperança e a prontidão são palavras de ordem da nova gestão”, afirmou Netto. 
 

“A gente espera agregar, colocar o nosso tom nessa gestão com muito trabalho, porque o controle interno do nosso país merece”, assegurou o presidente Fontenelle para o início do mandato. 
 

Conheça a Diretoria 2022-2023

Rodrigo Fontenelle

Presidente do Conaci

Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atualmente é Controlador-Geral do Estado de MG e presidente do Conselho Fiscal do BDMG. Foi chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento entre 2016 e 2018,responsável pela implantação do Programa de Integridade e Gestão de Riscos no MP. Mestre em Contabilidade (UnB). Pós-graduado em Finanças (Ibmec) e Auditoria Financeira (UnB/TCU). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral, FGV e também atua como instrutor na ENAP. É autor dos livros Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum) e Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 4ª edição) e possui quatro certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional –CGAP, Certified Internal Auditor – CIA, Certification in Control Self-Assessment – CCSA e CRMA – Certification in Risk Management Assurance, todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA).

Hobbies: Bicicleta, Galo, futebol.

 

Francisco Netto

1º vice-presidente do Conaci

Professor e Palestrante em eventos de Direito Público e gestão de alcance profissional e acadêmico.
Mestrando em administração pela Universidade Federal de Rondônia -UNIR. Formado em matematica e em economia pela Universidade Federal de Rondônia/unir.
Controlador Geral do Estado de Rondônia –CGE-RO(desde 2016)
Auditor fiscal da Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia SEFIN-RO–desde 2010
Ex-auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado 2008/2010

Hobbies: Ler e cozinhar para família.

 

Edmar Camata

2° vice-presidente do Conaci 

Edmar Moreira Camata assumiu a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) em janeiro de 2019. É agente licenciado  da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Mestrando em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca (Espanha), é formado em Direito  e tem especializações em Gestão Integrada em Segurança Pública, Ministério Público e Defesa da Ordem Jurídica e MBA em Gestão Pública. Sempre se dedicou, de forma voluntária, a assuntos de interesse social. Atuou na Transparência Capixaba entre 2006 a 2018, tendo sido diretor da ONG por quatro anos, quando criou o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Participou também do Fórum de Entidades em Defesa da Bacia do Rio Doce e do movimento Unidos Contra a Corrupção, além de ter atuado ativamente na campanha "10 Medidas Contra a Corrupção". Foi membro voluntário do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Governo do Estado.

Hobbies: adora pedalar e receber os visitantes com um bom café feito na hora, de preferência produzido no Espírito Santo.

 

Débora Severino

Secretária-executiva do Conaci

Graduada em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMG. Pós Graduanda em “Prevenção e Repressão à Corrupção” pela Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá Ltda. em parceria com o Complexo de Ensino Renato Saraiva – PÓS ESTÁCIO CERS. Auditora Interna de carreira da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais desde 2013. Coordenou projetos como: implementação  do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM)  e do sistema de auditoria E-aud na CGE-MG.

Hobbies: jogar futevôlei e vôlei; viajar; ler; escrever; cozinhar; uma boa conversa; e andar por aí nesse mundo!