Conaci propõe campanha para transparência e prevenção à corrupção nas prefeituras

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) está elaborando uma proposta para ser enviada aos prefeitos eleitos nas próximas eleições para que as novas administrações adotem medidas voltadas para a ética, a transparência e a prevenção à corrupção. Esse foi um dos temas tratados na 4ª reunião técnica do órgão, realizada nesta quarta-feira, 22 de agosto, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

“A proposta é divulgarmos as diretrizes dessa campanha nos próximos dias e, após as eleições, consolidar um documento que será enviado aos novos prefeitos das capitais. Nosso objetivo é estimular a criação de uma estrutura de controle interno nos municípios, que é de fundamental importância para fiscalizar os gastos públicos e garantir uma melhor gestão dos recursos. A ideia é difundir a cultura da transparência e do acesso às informações nos municípios”, fala a presidente do Conaci, Angela Silvares.

Na parte da tarde da reunião também foram abordados assuntos como a importância das certificações internacionais para o controle interno, os pontos controversos da pesquisa do Instituto Ethos e o andamento do trabalho de diagnóstico de controle interno.

Pela manhã, o auditor do Estado do Espírito Santo, Luis Fernando Mendonça Alves, apresentou o resultado da pesquisa sobre a implementação da LAI nos Estados. A Lei da Ficha Limpa e a campanha “Não aceito corrupção” também foram abordadas.

………………………………………………………………………………………………………………..

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI

Aline Cesconetto –  Contato

Produção de texto: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099