Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conaci promove treinamento para lideranças do Controle Interno brasileiro
O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) promoveu, durante a 46ª Reunião Técnica, a primeira aula da “Jornada da Liderança”. O curso está sendo ministrado pela professora Maria Elisa Moreira, com o objetivo de capacitar 120 servidores dos órgãos membros do Conaci sobre liderança, a fim de aprimorar e nivelar a qualidade do que está sendo executado nas controladorias do Brasil, por meio do tom do topo. A capacitação vai acontecer de forma híbrida, sendo a aula de abertura e fechamento presenciais. O último encontro está agendado para a 47ª RTC, em Campo Grande, no dia 22 de setembro.
As atividades aplicadas na jornada buscam o levantamento das expectativas para fortalecer e aprimorar o conteúdo, em especial o desenvolvimento humano e as indicações bibliográficas. A secretária-executiva do Conaci e idealizadora do curso, Débora Severino, falou sobre as expectativas da primeira aula que aconteceu no dia 19 de junho. “O curso superou as expectativas, afinal, estamos buscando promover uma mudança de cultura e quando você tenta promover uma mudança, existem resistências naturais, então, é muito bacana que as pessoas entendam o propósito e percebam a qualidade do que a gente está querendo entregar. A ideia é que iniciemos essa caminhada para fazer essa mudança no Controle Interno, para um processo de liderança mais humanizada e efetiva”.
A Adriana Duarte, que participou representando a controladoria-geral do município de Porto Alegre, ressaltou que “o principal é a troca de conhecimento. Com esses questionamentos podemos ver que o que passamos diariamente, todos passam. Então, é muito bom aprender para poder replicar em nosso dia a dia.”
Além dela a controladora-geral adjunta do município de Manaus, Lucilene Florêncio, também falou sobre a experiência. “É a primeira vez que participo da RTC, e estou achando ótimo essa troca de experiências, métodos e ferramentas que contribuem para a melhora do ambiente de trabalho, e, consequentemente a melhora do clima organizacional com nossos liderados”.