Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CONACI promove Seminário de Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança
O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), Álvaro Fakredin, realizou nesta sexta-feira (25) a abertura do Seminário de Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança, em Porto Alegre/RS.
Durante seu discurso de abertura, Fakredin destacou a importância da troca de experiência entre os órgãos de Controle Interno e Externo e também a atuação em conjunto entre as instituições realizadoras e apoiadoras do evento: Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE-RS); Governo do Estado do RS; Prefeitura de Porto Alegre; Controladoria Geral do Município (CGM-POA), Tribunal de Contas do Estado (TCE); Banco Mundial e Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
O Seminário teve por objetivo oportunizar a valorização de iniciativas e multiplicar as boas práticas sobre a Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança, sendo destinado aos gestores e aos auditores das organizações públicas.
Um dos destaques na programação do evento foi a palestra “Modelo IA-CM: Uma experiência de conhecimento no Governo da Indonésia”, apresentada por Rodrigo Stigger Dutra, Auditor Interno e Gerente de Auditoria de Pessoal da Diretoria de Auditoria Geral do Estado de SC (DIAG-SC), e por Liane Vasconcelos de Araújo Angoti, Auditora de Controle Interno e Controladora Adjunta da Controladoria Geral do DF (CG-DF).
A temática se refere a vivência dos membros do CONACI na missão da Indonésia, realizada no mês de abril, afim de verificar o desenvolvimento da metodologia chamada “IA-CM”.
Segundo Angoti, “O modelo IA-CM ajuda a identificar onde devem ser investidos recursos e esforços em órgãos de Controle Interno, para que estes se tornem uma referência, buscando uma atuação mais efetiva, uma melhora na entrega de serviços à sociedade e à gestão”, disse.
Dutra complementou analisando que o IA-CM traz para a Auditoria Interna um caminho onde todos os participantes da organização conseguem entender o que está sendo feito e onde se quer chegar. “O modelo serve também como ferramenta de comunicação entre auditores, possibilitando ao auditor uma auto avaliação sobre sua produtividade, se o trabalho que está desempenhando trará benefícios para a sociedade”, acrescentou.
Outras palestras realizadas durante o Seminário foram “A importância da Gestão de Riscos para a Melhoria da Governança Pública”, por Rodrigo Stigger Dutra; “Gestão de Controles Internos – COSO e as 3 Linhas de Defesa”, por Liane Vasconcelos de Araújo Angoti; “A importância da Controladoria sob a Ótica do Controle Social”, por Dionísio de Souza Nascimento da Silva, Auditor do Estado e Vice-Presidente de Controle Social e Metodologia do Observatório Social de Porto Alegre e “Carta de Serviços da Prefeitura Municipal de Porto Alegre: o cidadão como parceiro na Governança Pública”, por Gilberto Bujak, Controlador-Geral do Município de Porto Alegre. O evento contou com um público de mais de 200 participantes.
Mais informações sobre o Conaci:
Xaene Pereira
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (51) 98195-1911