Conaci promove capacitação prática sobre planejamento de auditoria baseado em riscos

Aconteceu ontem, 1º, o curso “Planejamento de Auditoria Baseado em Riscos na Prática”, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), por meio da Câmara Técnica de Auditoria Interna e IA-CM. A capacitação contou com mais de 1200 visualizações e teve o apoio educacional do Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência.

O professor do curso foi o auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Kleberson de Souza. Foram 3 horas de troca de conhecimento de forma virtual, com certificação do Conaci. Processo de Auditoria Interna Governamental, análise preliminar, matriz de riscos e controles e elaboração da matriz de planejamento foram alguns dos temas abordados pelo professor durante a capacitação.

O coordenador da CT IA-CM, Rodolfo Serrano, explicou que vários órgãos membros do Conaci estão trabalhando para atingir o nível 2 do IA-CM. “Dentro desse processo que o Conselho vem fomentando, nós percebemos uma certa dificuldade das unidades de auditoria em implantar, de fato, a auditoria. Com todo o conhecimento teórico que deve ser feito. Mas há uma dificuldade, especialmente, no momento do planejamento de construir uma auditoria e de considerar uma avaliação de riscos”. Por isso, essa capacitação é tão importante para os membros do Conaci.

Para começar a aula, Kleberson indagou os participantes “o que o Brasil perderia se a Auditoria Interna deixasse de existir?”. “Nós precisamos atuar de forma que a gente gere valor, auxilie a gestão a alcançar seus objetivos, aprimore os processos de governança, gestão de riscos e controles internos e cumpra nossa missão”, ressaltou o professor.

Esse curso é exclusivo para órgãos membros do Conaci.