Conaci premiará jornalistas que fomentem iniciativas de auditoria cívica desenvolvidas por estados ou municípios
Profissionais da imprensa serão reconhecidos por dar visibilidade às ações que promovem transparência, controle social e cidadania ativa nas gestões estaduais e municipais

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) lançou o Prêmio de Imprensa: Auditorias Cívicas nos Estados e Municípios. com o objetivo de reconhecer reportagens que contribuam para a divulgação e valorização de práticas de auditoria cívica implementadas por estados e municípios em todo o país.
A iniciativa busca destacar o papel estratégico da imprensa na promoção da transparência, do controle social e da cidadania ativa. Podem concorrer matérias veiculadas entre 1º de abril de 2025 e 31 agosto de 2025, em veículos impressos, digitais, rádio, podcast ou televisão, que abordem experiências de auditoria cidadã, participação social ou impacto na gestão pública.
O jornalista ou profissional da imprensa autor da melhor reportagem receberá um prêmio no valor de R$3.500,00, a ser entregue durante a premiação no Encontro Nacional de Controle Interno, em setembro de 2025, na cidade de Goiânia. Os trabalhos serão avaliados por critérios como relevância, originalidade, abrangência, acessibilidade, profundidade da apuração, clareza, inovação e impacto social.
O projeto Estudantes em Movimento tem como objetivo fomentar a cidadania entre alunos da rede pública, promovendo a cultura da integridade, o controle social e o engajamento da juventude em ações de auditoria cívica nas escolas. Essa edição será direcionada a novos estados e municípios, com premiação para escolas, professores, controladorias e secretarias de educação.
As inscrições para o prêmio de imprensa e para o projeto já estão abertas. Mais informações e o edital completo estão disponíveis em: https://conaci.org.br/estudantes-em-movimento
Formulário de Inscrição – Prêmio de Imprensa: Auditorias Cívicas nos Estados e Municípios
Confira o edital aqui: Edital 02.2025 – Estudante de atitude 2025-2
Estudantes em Movimento
A nova edição do projeto Estudantes em Movimento está mobilizando escolas de todo o país em torno da cidadania ativa. A iniciativa, que nasceu em Goiás sob o nome “Estudantes de Atitude”, será nacionalizada em 2025 e chega com força para engajar a juventude brasileira no exercício do controle social.
Por meio de uma competição saudável e educativa, o projeto estimula alunos da rede pública a investigarem, diagnosticarem e proporem soluções para problemas em suas escolas e comunidades, aplicando os conceitos de auditoria cívica com apoio de professores, gestores e famílias.
Em 2025, será voltada a estados e municípios que ainda não participam da iniciativa. Serão selecionadas até cinco controladorias estaduais e 15 municipais, cada uma podendo inscrever até dez escolas. Ao final do ciclo, serão premiadas as escolas, professores, secretarias e controladorias com melhor desempenho, além de reportagens que tenham dado visibilidade a essas ações.
Mais do que uma competição, Estudantes em Movimento é um convite para que os jovens sejam agentes de mudança — cidadãos atentos, críticos e engajados com o futuro do Brasil.
Formulário de Inscrição – Projeto Estudantes em Movimento 2025