Conaci participa do evento “Controladoria em Movimento”

O presidente e o 2º vice-presidente do Conselho Nacional de Controle Interno, Rodrigo Fontenelle e Edmar Camata, participaram hoje, 29, do evento “Controladoria em Movimento”. O seminário está sendo promovido pela Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte e vai até amanhã, 30. O tema do painel foi as “Boas Práticas em Transparência”, com a mediação feita pelo controlador-geral do município de Belo Horizonte, Leonardo Ferraz, e com a participação do secretário municipal de Obras e Infraestrutura de BH, Leandro César.

O presidente do Conaci apresentou o case de transparência da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais. Dessa forma, falou sobre a criação da página específica sobre a Covid-19, que contém informações importantes à sociedade, como, compras emergenciais, remuneração, entre outras. Além disso, apontou que a CGE-MG fez uma melhoria no portal a partir de consultas abertas com a população e com especialistas. Outro ponto ressaltado foram os rankings feitos pela Open Knowledge Brasil e a Transparência Internacional – Brasil, que contribuiu para que houvesse mais transparência nos estados e municípios brasileiros. Para finalizar, Fontenelle falou também sobre o portal de dados abertos e sobre a transparência passiva.

“O poder público devia ser o primeiro cobrar a transparência, controle social e fiscalização”, ressaltou Camata. Além disso, falou que TI – Brasil ranqueou o Espírito Santo como o estado que tem mais bases de dados abertos para combate à corrupção. Explicou também que a transparência não é um fim em si mesmo, assim é sempre necessário a divulgação de informações e a atualização dos dados. Camata citou os quatro tipos de gestores diante da transparência: o que exige, o que aceita, o que é indiferente e o que não quer de jeito nenhum.

O 2º vice-presidente do Conaci também falou que a proteção de dados não confronta com a Lei de Acesso à Informação e que se deve ter muito cuidado para não maquiar as informações divulgadas nos portais, uma vez que é muito fácil descobrir o que é verdade ou não. “Transparência é valor, é obrigação, é diferencial, é agenda de hoje”, ressaltou Camata.

Assista completo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dMdCxjZfL7o