Conaci participa do 2º Congresso de Governança Pública da CGE-PR

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata, participou hoje, 03, do 2º Congresso de Governança Pública da Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE-PR). Ele integrou o painel “Desafios e Possibilidades do Uso da IA na Governança Pública”, junto com o controlador-geral do Estado de São Paulo, Wagner Rosário, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Fernando Guimarães.

O objetivo do evento é fomentar a capacitação e o aprimoramento dos gestores e profissionais da administração pública em práticas de inovação, ética e proteção de dados, além de fortalecer a mediação e comunicação nas ouvidorias, por meio de palestras, debates e momentos culturais que promovam o diálogo e a aplicação de novas tecnologias. Além disso, consolidar as diretrizes nacionais e as boas práticas na governança pública, incentivando a construção de uma cultura colaborativa e transparente para o benefício da sociedade.

“A utilização da inteligência artificial na governança pública traz um enorme potencial para melhorar a eficiência administrativa, promover decisões baseadas em dados e ampliar o acesso a serviços essenciais. No entanto, esses avanços também nos colocam frente a desafios significativos, como garantir transparência nos algoritmos, evitar discriminações e proteger os dados dos cidadãos. Este evento nos proporciona uma oportunidade crucial para refletir sobre como podemos integrar a IA de forma ética e responsável, criando políticas públicas que sejam inovadoras, inclusivas e alinhadas aos valores democráticos”, ressaltou Camata.

Fotos: Gabrielly Pontes/CGE-PR