Conaci participa de reuniões com TCU, Banco Mundial, CNM, CGU e Atricon, em Brasília

Essas discussões promovidas pelo Conaci visam agregar cada vez mais ao Controle Interno do país.

O presidente e a secretária-executiva do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle e Débora Severino, participaram ontem e hoje, 15 e 16, de reuniões, em Brasília. A agenda visa reunir, no primeiro dia, com o Tribunal de Contas da União (TCU), a Caixa Econômica Federal, o Banco Mundial e a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Já no segundo dia, com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Na manhã de ontem, as primeiras pautas foram com o Tribunal sobre as questões envolvendo o TCU Cidades e o Portal Nacional de Compras Públicas. Os representantes do órgão foram o secretário-Geral da Presidência, Adriano Amorim, secretário-Geral de Controle Externo, Leonardo Albernaz, coordenador-Geral de Controle Externo da Área Econômica e das Contas Públicas, Tiago Dutra, e a coordenadora do programa TCU+Cidades, Karla Ferreira.

A tarde, o presidente, a secretária-executiva e o 2º vice-presidente do Conaci, Edmar Camata, dialogaram com a especialista Sênior em Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial, Susana Amaral. Os assuntos tratados foram os recursos do IA-CM e a avaliação do diagnóstico dos municípios.

Ainda na terça-feira, a presidência também conversou com a CNM sobre diretriz estratégica, diagnóstico nacional e principais desafios dos municípios brasileiros. Além disso, discutiram sobre termo de cooperação entre as organizações e possíveis ações conjuntas voltadas para os municípios. Os participantes da discussão foram o presidente e o 1º vice-presidente da CNM, Paulo Ziulkoski e Julvan Lacerda.

Para iniciar os trabalhos de hoje, o Conaci se reúne com a CGU para falar, principalmente, sobre E-aud, com proposta da ferramenta e orçamento para o Conaci. O secretário adjunto Federal de Controle Interno, Gustavo de Queiroz Chaves e os coordenadores gerais de Prospecção e Inovação, Tiago Chaves de Oliveira e André de Alcantara Campos, participaram da reunião.

Para finalizar as pautas, a reunião com a Atricon visa discutir diversos assuntos com o presidente e vice-presidente Executivo da associação, Cezar Miola e Edilson de Sousa Silva e com o vice-presidente de Controle Externo, Sebastião Carlos Ranna de Macedo. Temas como o Projeto Interagir, diagnóstico de municípios, Auditoria Interna Governamental, plataforma “Mulheres no Controle” e Termo de Cooperação vão ser debatidos hoje, 16.