Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conaci participa de reunião da Rede Equidade do Senado Federal
O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) participou na última quarta-feira, 15, da 5ª Reunião do Comitê Coordenador da Rede Equidade. O Conselho foi representado pela servidora da controladoria-geral do município de Belo Horizonte, Renata Rezende.
A participação do Conaci na Rede Equidade, que inclui entidades como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Senado Federal, é fundamental para fortalecer a governança pública e promover práticas de equidade e inclusão nas instituições de controle do Brasil. Segundo a representante, “essa parceria estratégica possibilita o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas, ampliando a capacidade de atuação das instituições envolvidas e assegurando que os princípios de equidade e ética sejam também devidamente incorporados nas ações governamentais. Ao colaborar estreitamente com essas importantes entidades, o Conaci contribui para a construção de um ambiente institucional mais justo e transparente, beneficiando a sociedade como um todo”.
Durante o evento, Nayara Falcão, atleta profissional com deficiência, apresentou a palestra “Como trabalhar a interseccionalidade no coletivo de pessoas com deficiência”. A atleta ressaltou que é preciso absorver e dar visibilidade, nos diversos movimentos sociais, às pessoas com deficiência. Em sequência, Francis Lobo Botelho apresentou o tema sobre acessibilidade.
Conaci e Rede Equidade
O Conaci integrou, em fevereiro de 2024, a Rede Equidade, cujo propósito é compartilhar boas práticas e implementar ações conjuntas no tema inclusão, equidade e diversidade, com foco em gênero e raça. Estas pautas estão diretamente ligadas aos valores e objetivos do Conselho para contribuir com uma gestão pública eficiente e diversa. Atualmente, a Rede Equidade é composta por 23 instituições públicas e vem buscando a integração com diversas outras redes, que também trabalham o tema, como a Rede Acessibilidade e a Rede Sustentabilidade.