Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conaci participa de reunião da Comissão Organizadora da 1ª Consocial
Servidores de todo Brasil estiveram reunidos em Brasília na quarta-feira (26) para a 8ª Reunião da Comissão Organizadora Nacional (CON) da 1ª Consocial. O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) foi representado no encontro por Ricardo Monteiro, subsecretário de Controle do Estado do Espírito Santo. O evento foi realizado no auditório da Controladoria Geral da União e teve como pauta principal a análise e a aprovação do Relatório Final da Conferência.
Além das deliberações do relatório e das considerações sobre o processo conferencial, o trabalho da equipe da Consocial envolveu, também, a preparação de um balanço sobre o que foi produzido pela Coordenação Executiva Nacional.
Outros assuntos da reunião foram o diagnóstico sobre as propostas aprovadas em contrapartida aos projetos de lei em andamento e políticas públicas já existentes; encaminhamentos das propostas/moções da Etapa Nacional; manutenção e fomento das redes sociais da 1ª Consocial e demais considerações que ficarão por serem apresentadas.
Histórico da Conferência
A Controladoria Geral da União (CGU) desenvolve diversas ações que incentivam a transparência e a participação da sociedade no acompanhamento da administração pública, principalmente no âmbito do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público. O papel da CGU no fomento ao controle social e na promoção da transparência pública foi sendo consolidado, de forma que novas formas de atuação fizeram-se necessárias.
Nesse sentido, visando a promover o conhecimento sobre iniciativas exitosas nessas áreas, em setembro de 2009, a CGU realizou em Brasília o I Seminário Nacional de Controle Social. O evento atingiu seus objetivos imediatos, promovendo a troca de experiências e disseminando boas práticas, de maneira a permitir a formação de redes de contatos, e servindo como um fórum de debates sobre os desafios e possibilidades da atuação da sociedade junto ao Estado.
Entre os resultados desse encontro, que reuniu mais de 500 participantes por dia, destaca-se uma moção com mais de 300 assinaturas, por meio da qual se solicitou a realização de uma conferência nacional sobre transparência, participação popular e combate à corrupção. Uma conferência convocada pelo poder público é, por natureza, um incentivo à participação social nas ações do governo e se constitui num momento de reflexão e de avaliação, bem como de aprofundamento das discussões em pauta.
Convencidos de que era o momento propício, a Controladoria Geral da União e a Secretaria Geral da Presidência da República formularam a proposta de realização da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), com o propósito de, em conjunto com a sociedade, traçar diretrizes de atuação para assegurar a efetividade das políticas de promoção da transparência pública e de controle social, bem como realizar o diagnóstico da adoção e implementação dessas políticas.
A 1ª Consocial foi então convocada pelo Presidente da República por meio de decreto, publicado no Diário Oficial da União em 9 de dezembro de 2010, que estabelecia como tema da conferência “A sociedade no acompanhamento da gestão pública”. Logo no ano seguinte, no dia 8 de julho, a Presidenta da República ratificou essa convocação, alterando alguns pontos do decreto anterior.
A conferência foi formalizada, via Portaria Ministerial da Controladoria Geral da União, instituindo a Comissão Organizadora Nacional (CON), instância máxima de coordenação e organização da 1ª Consocial. Para a realização das etapas Municipais, Regionais, Estaduais e Distrital foram constituídas Comissões Organizadoras nos Municípios (COMUs) ou Regiões (COREs), nos Estados (COEs) e no Distrito Federal (COD), com a participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade. Por fim, o processo conferencial estendeu-se do ato convocatório, em dezembro de 2010, até a realização da Etapa Nacional da conferência, em maio de 2012.
…………………………………………………………………………………………………………………Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação CONACI: Aline Cesconetto – Contato Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099