Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conaci participa de plenária internacional sobre Auditoria Interna no Setor Público
O presidente e o ex-presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle e Leonardo Ferraz, participaram ontem e hoje, 04 e 05, de uma plenária da Comunidade Prática de Auditoria Interna (IACOP) do Pempal (Public Expenditure Management Peer Assisted Learning). O evento aconteceu em Bruxelas, na Bélgica e discutiu “Auditoria Interna em Transição: A Perspectiva do Setor Público”.
No primeiro dia, a IACOP apresentou os resultados do trabalho do grupo. Segundo o presidente do Conaci, “foram publicados 7 novos documentos, dentre eles um glossário, um guia para avaliar a eficácia do controle interno e um voltado para KPIs para auditoria interna. Conseguimos uma nova autorização para tradução e publicação no nosso site”. Além disso, apresentaram a qualidade da avaliação metodológica do Pempal nas organizações sociais da Bélgica.
Na parte da tarde, abordaram as vantagens e desvantagens de se ter uma AI centralizada e para finalizar o dia, uma apresentação do Escritório Europeu Anti-fraud sobre auditoria forense.
A Comissão Europeia apresentou, hoje, um showcase de serviços de Auditoria Interna. O objetivo é instruir sobre os desenvolvimentos recentes e boas práticas da comissão de transformar a atividade de AI. O IACOP também apresentou a monitoração da plataforma digital do Internal Financial Control (PIFC).
“Mais uma vez vem sendo bastante proveitosa a participação na Plenária do PEMPAL/IACOP na medida em que o Brasil, por meio do Conaci, obteve autorização exclusiva para traduzir os novos materiais produzidos pela Rede, além de conhecer melhor a metodologia de auditoria desenvolvida na Comissão Europeia, a demonstrar que o Controle Interno no Brasil está seguindo a diretriz das melhores práticas internacionais, que tratam da matéria”, comentou Ferraz.
Apresentaram os desenvolvimentos da Auditoria Interna na região do Pempal, os países da Europa e da Ásia Central. Para finalizar o evento identificaram e planejaram as próximas atividades da comunidade.
Em breve o Conaci vai disponibilizar, além dos materiais traduzidos, uma apresentação ao vivo para comentar sobre o que foi discutido durante a plenária.