Conaci participa de plenária internacional para agregar valor à atividade de Auditoria Interna no Brasil

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata, e o controlador-geral do município de Belo Horizonte e membro do Conselho, Leonardo Ferraz, estavam na Áustria esta semana, 21 a 23, participando de um evento do Pempal (Public Expenditure Management Peer Assisted Learning). O tema do encontro foi “Agregando valor à atividade de Auditoria Interna” e teve como objetivo discutir a perspectiva dos gestores e dos auditores internos sobre o valor agregado e o impacto dos relatórios de auditoria na Áustria e outros países.

O Conaci faz parte da Comunidade Prática de Auditoria Interna (IACOP) do Pempal, sendo o único representante do Brasil na reunião. Neste evento, aconteceu a reunião do Grupo de Trabalho de Auditoria na Prática (AiP) e da Unidade Central de Harmonização (CHUWG). Os participantes foram apresentados a uma visão geral do setor público de AI da Áustria, a nível local e federal. Além disso, aprenderam a como otimizar o processo de relatório de auditoria, e sobre as ferramentas, soluções, aplicativos e métodos que os austríacos utilizam na digitalização de AI.

O presidente ressaltou a importância de participar de eventos do Pempal e como o Conselho está caminhando na direção certa. “É muito bom ver aqui as mesmas discussões que a gente coloca em série no Conaci, como o uso da tecnologia a importância de agregar valor ao Controle Interno e à gestão. Estamos no caminho certo”, salientou.

Ademais, Ferraz destacou que o colegiado é o único convidado observador das américas e que isso traz muitos benefícios à gestão pública brasileira. “É importante deixar claro que esse intercâmbio permite que a gente traduza materiais do Pempal com exclusividade para a língua portuguesa”.

No terceiro dia de atividades, os representantes deste Conselho entregaram ao Líder do Programa do Pempal, Arman Vatyan, e à Conselheira Política Sênior da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE, Pilar Ormijana, o Diagnóstico de Controle Interno dos Municípios, desenvolvido pelo Conaci em parceria com o Banco Mundial.

Experiência Internacional

Um dos principais pontos de destaque, nesta missão internacional, é o anseio do Conaci em trazer representantes internacionais para participar do próximo Encontro Nacional de Controle Interno, que acontecerá em Recife/PE, nos dias 26 e 27 de setembro. Caso concretizada essa intenção, o Controle Interno brasileiro terá uma grande oportunidade em aprender com grandes referências internacionais e aplicar os ensinamentos nas atividades deste País.

Materiais traduzidos do Pempal

O Pempal autorizou o Conaci a traduzir e disponibilizar nove manuais de grande importância para o controle interno em seu site. Entre eles, materiais sobre Auditoria Interna, avaliação da eficácia do Controle Interno e Indicadores-Chave de Desempenho (Kpis).

Confira os materiais em nosso site: https://conaci.org.br/pempal/