Conaci participa de I Encontro de Contadores e Controladores do Setor Público do Rio de Janeiro

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle, participou ontem, 08, do I Encontro de Contadores e Controladores do Setor Público do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ) e contou com a presença de autoridades, auditores e contadores, celebrando o dia Internacional de Combate a Corrupção que se comemora no dia 09 de dezembro.

Na programação, os painéis abordaram temas sobre controle da gestão e fiscalização das políticas públicas; a importância da interação entre contador e controlador na prestação de contas à sociedade; as principais soluções tecnológicas para a gestão e fiscalização das políticas públicas; auditoria contábil e financeira; e a rede de controle da gestão pública no estado do Rio, com foco na área da saúde.

O controlador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Jurandir Lemos Filho, celebrou mais uma parceria entre CGE e CRCRJ e parabenizou todos os profissionais presentes. Em sua fala, destacou a integração entre contabilidade e controladorias do setor público do Rio de Janeiro e a importância dessa interação no âmbito de prestação de contas à sociedade.

“Iniciativas como essa são extremamente importantes para a relação entre os profissionais da área pública, pois, sem controle contábil e tecnologia da informação, o trabalho dos controladores seria pouco efetivo, intempestivo e vulnerável aos efeitos nocivos da corrupção”, elucidou o controlador geral do Estado do Rio de Janeiro, Jurandir Lemos Filho.

Entre as autoridades presentes na mesa solene, a vice-presidente técnica do Conselho Federal de Contabilidade, Ana Tércia, o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno, Rodrigo Fontenelle Miranda, o subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, Heriberto Vilela do Nascimento, o auditor Fiscal e Superintendente Substituto, Regional da Receita Federal do Brasil da 7ª Região Fiscal, Fábio Cardoso,  subsecretaria de Contabilidade Geral do Estado do Rio de Janeiro, Yasmim da Costa Monteiro, e a auditora chefe da auditoria do TCE-RJ, Patrícia Marques.

Entrega do prêmio Contador Heraldo da Costa Reis

Durante o evento, foi entregue o prêmio Contador Heraldo da Costa Reis para os profissionais da contabilidade e prefeituras que prestaram qualidade na informação contábil e fiscal do setor público. Receberam a premiação as prefeituras de Cantagalo, Italva e Guapimirim pelos dados apresentados no ano de 2021, e à prefeitura do Rio de Janeiro, pelo ano de 2020.

Figura importante para a contabilidade pública, o contador Heraldo da Costa Reis, profissional que dá nome ao prêmio, eterniza toda sua trajetória e dedicação para a classe contábil e sociedade. Na solenidade de entrega, foram homenageados seus familiares, representados pela esposa Mariza Ferreira Bahia, e pelos netos Simone Fonseca Reis, Vinicius Reis de Oliveira, Leonardo Reis Pereira e Victor Hugo Reis. Em um gesto nobre, a família cedeu todo o acervo de livros do profissional para a biblioteca do CRCRJ.

Criado no início de 2021, o Prêmio Contador Heraldo da Costa Reis busca destacar a qualidade na informação contábil e fiscal do setor público. Foi desenvolvido pela Comissão da área Pública do CRCRJ e utiliza o ranking da qualidade da informação contábil e fiscal de iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional, para reconhecer os profissionais da contabilidade e prefeituras que tenham cumprido todos os procedimentos e normas de transparência.

*Com informações do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ)