Conaci participa de evento da Rede Equidade do Senado Federal

A Rede Equidade promoveu hoje, 22, em Brasília, um evento em comemoração do mês das mulheres. Representando o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), a diretora de Integridade da Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM-BH), Renata Rezende, participou do encontro, que apresentou iniciativas de novos membros.

Além disso, contou com palestras das doutoras Letícia de Oliveira e Cristiane Sobral. Letícia destacou o “Viés Implícito e o Serviço Público: Desafios e Perspectivas para a Inclusão da Diversidade e Equidade” e Cristiane palestrou sobre as “Vivências e Estratégias na Literatura contra o Racismo”.

Para Renata, que participou do evento representando o Conselho, “a troca e união entre as instituições é uma oportunidade incrível para impulsionarmos essas ações. Caso contrário, dados da ONU Mulheres estimam um prazo de aproximadamente 300 anos para alcançarmos a equidade de gênero. Não temos esse tempo a perder!”. Ressaltou ainda que “conhecer essas lacunas é fundamental para desenvolvermos estratégias efetivas de combate à desigualdade de gênero e ao racismo.”

O Conaci e a Rede Equidade

A Rede Equidade é uma rede de cooperação interinstitucional, formada atualmente por 23 instituições, sendo o Conaci um de seus membros, desde novembro de 2023. A participação do setor público de todos os poderes e esferas da federação, da sociedade civil, especialistas e técnicos é bem-vinda para o alcance dos objetivos da Rede.

Instituída em março de 2022, a Rede tem por missão promover a igualdade e equidade na gestão pública, por meio de ações de Inclusão e Diversidade, com abordagem interseccional, visando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.  A integridade, a cooperação institucional, diálogo, confiança, sustentabilidade e justiça social compõem os valores da Rede e impulsionam as conexões na administração pública.

O Modelo de Inclusão da Diversidade e Equidade é produto do primeiro Plano de Ação da Rede e auxilia a gestão da instituição pública no seu autodiagnóstico, com foco em gênero e raça.  Este modelo será utilizado como referência na Ação Coletiva Mulheres no Controle, desenvolvido pelo Conaci, em parceria com o Banco Mundial, para a realização de um diagnóstico nacional das instituições de controle do país.

Quer aderir à Rede? Envie um e-mail para rede.equidade@senado.leg.br