Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conaci participa de evento da CGU sobre os 11 anos da LAI
O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle, participou ontem, 16, do evento “Transparência e Acesso à Informação: Desafios para uma nova Década”. Fontenelle compôs a mesa 2 sobre “Acesso à Informação: Monitoramento e Enforcement”, que discutiu o tema sobre o ponto de vista federal, da Argentina e de Minas Gerais.
O presidente apresentou a evolução do estado de Minas Gerais no âmbito da transparência nos últimos quatro anos. Além disso, explicou sobre os três C’s do Compliance e como eles contribuem para a área da transparência. Segundo Fontenelle, os três C’s são: comodidade, quando todo mundo está implementando, constrangimento, quando há algum problema, e convicção, por achar que faz sentido a implementação.
Dessa forma, o presidente afirma que o ideal seria que a alta administração entendesse que o acesso à informação é importante e que deve ser implementado, para que, assim, a transparência seja uma pauta mais constante e normalizada nos órgãos públicos.
Além dele, o 2º vice-presidente do Conaci, Edmar Camata, participou hoje, 17, do evento, representando a Secretária de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo (Secont-ES). Ele compôs a mesa 7 sobre “Boas práticas em transparência e acesso à informação”.