Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conaci participa de evento da CGM-SP sobre Controle Interno e participação feminina
A secretária-executiva do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Débora Severino, participou hoje, 13, do evento “Pilares do Controle Interno e a Participação Feminina”. O encontro foi promovido ao vivo no Facebook da Controladoria-Geral do Município de São Paulo (CGM-SP). O objetivo foi homenagear as mulheres servidoras do órgão e trazer mais amplamente os pilares do Controle Interno.
A secretária-executiva falou sobre a “Igualdade de Gênero na Perspectiva do Controle Interno” e ressaltou as ações do Conselho diante do tema. “Para o Conaci, é uma grande oportunidade falar sobre o nosso compromisso institucional em relação a pauta de equidade de gênero, participação feminina e diversidade”.
Débora explicou aos participantes que ao falar sobre participação feminina, essa categoria ainda se divide em mulheres brancas, negras, indígenas, trans e que é cada vez mais preocupante ao perceber como a igualdade ainda está distante. Também ressaltou que a diversidade é uma pauta das macrofunções do controle, como a Integridade, Auditoria e Correição. Além de citar o ESG (enviromental, social and governance) que também busca garantir a igualdade de gênero nas organizações.
Outro ponto importante são as ações do Conaci diante do tema. Segundo a secretária-executiva, o órgão promoveu o evento ao vivo “Mulheres no Controle: Transparência e Integridade em Tempos de Crise” com palestrantes femininas e referência na área do Controle. Entretanto, a maioria do público era feminino, como se, por só ter palestrante mulher, a pauta só servisse para elas. Dessa forma, ressaltou que a diversidade não é uma questão inerente a mulher e, sim, a todas as pessoas.
A partir desse evento, foi lançada, este ano, a plataforma “Mulheres no Controle”, com o objetivo de dar mais visibilidade às mulheres e garantir mais participação feminina em seminários, por exemplo. Além desta iniciativa, o Conselho também divulgou uma Campanha de Dia das Mulheres (assista aqui), com falas machistas e dados reais sobre desigualdade de gênero.
Severino também explicou sobre a reformulação do Planejamento Estratégico do Conaci em 2022, em que foi acrescentado como objetivo e meta a igualdade de gênero, principalmente nos eventos. Além disso, ela fez indagações, como, “Por que não dar voz a essas mulheres?”, “O que a gente tem feito para contribuir com a diversidade?”, “Quais são as ações na prática que podemos fazer para mudar isso?”. E para finalizar, Débora deixou uma frase de destaque: “precisamos falar mais sobre diversidade”.
Ainda sobre o evento
O controlador do município, Daniel Falcão, abriu o evento e destacou que das seis coordenadorias da CGM, cinco são mulheres. “Nós temos aqui mulheres representando muito bem seu papel na sociedade e ajudando a prefeitura de São Paulo a aprimorar, melhorar e desenvolver o seu Controle Interno”.
Segundo a chefe de gabinete da CGM-SP, Thalita Aris, o controlador foi o maior incentivador para que o evento acontecesse e ressaltou que “a caminhada das mulheres não acontece sem a participação dos homens em conjunto conosco e incentivando para que todos busquemos uma igualdade”. Além disso, explicou que é cada vez mais necessário ver mulheres presentes nas organizações e mostrou dados em relação a participação feminina na Controladoria.
O evento teve a participação da controladora-geral do município de Santa Luzia, Minas Gerais, Lorena da Veiga, que falou um pouco sobre o Controle Interno, a Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei Anticorrupção (LAC) e apresentou a história de criação da CGM.
A segunda parte foi uma roda de conversa para falar sobre a “Representação Feminina no Controle Interno da CGM-SP”. As participantes da discussão foram a ouvidora-geral do município, Maria Lumena, a corregedora-geral, Thalita Aris e a coordenadora da Auditoria Geral, Marcela Lassi. Além delas, a coordenadora de Defesa do Usuário do Serviço Público, Juliana Saad e a auditora municipal de Controle Interno, Damaris Di Donatto, também participaram.