Conaci participa de comemoração dos 10 anos da CGM – São Paulo

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle, participou hoje, 26, da comemoração dos 10 anos da Controladoria-Geral do Município de São Paulo, que é membro do Conselho. Fontenelle debateu sobre “A Nova Auditoria Interna e o Serviço Público”.

Durante o painel, Fontenelle falou sobre o modelo internacional IA-CM e Auditoria Interna. “O IA-CM tornou-se o modelo referencial para o Conaci há alguns anos, e a partir daí, as controladorias começaram a melhorar os seus níveis de maturidade em Auditoria Interna”.

Segundo ele, atualmente só a Controladoria-Geral da União (CGU), Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) e Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) estão no nível 2 de maturidade do IA-CM. Além disso, Fontenelle ressaltou que é um desafio diário para chegar neste nível e que a mudança de cultura é necessária, mas não é simples.

O que é IA-CM?

O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público (Internal Audit Capability Model for the Public Sector) é um framework internacionalmente reconhecido que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a atender às necessidades da administração da organização e às expectativas profissionais da função. É um modelo universal baseado em práticas líderes que podem ser aplicadas globalmente.

O modelo está estruturado em uma matriz, contendo 5 níveis de maturidades, 6 elementos de auditoria e 41 macroprocessos (KPA – key process areas) vinculados a esses níveis e elementos. Cada macroprocesso possui um objetivo específico e identifica as atividades essenciais que devem ser colocadas em prática e sustentadas. Para alcançar um nível de maturidade é necessário que todos os macroprocessos do mesmo nível estejam implementados (institucionalizados), o que representa estar na cultura da unidade de auditoria interna.

O IA-CM é atualmente a ferramenta estratégica nacional recomendada aos membros do Conaci, com o objetivo de fortalecer a atividade de auditoria interna governamental no Brasil, mediante a parceria instituída desde 2014 entre o Conaci e o Banco Mundial (World Bank).

Confira o evento completo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=EYE8eB1MNlM