 
                        Rio de Janeiro, 30 de outubro de 2025
Conaci participa da XXV REOGCI e destaca avanços do controle interno nos últimos anos
O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata, participou hoje, 30, da XXV Reunião Especializada de Organismos Governamentais de Controle Interno (REOGCI). Camata foi expositor no painel 3 sobre “Agenda ESG e controle interno: integrando aspectos ambientais, sociais e de governança”, onde apresenta as principais entregas do Conselho ao longo dos últimos dois anos e o papel do controle interno diante dos desafios da sustentabilidade.
Durante sua fala, Camata destaca iniciativas estratégicas que fortalecem a governança e a transparência pública, como o Diagnóstico Nacional de Controle Interno – Estados e Capitais e o avanço no modelo de maturidade em auditoria interna (IA-CM) em diversos entes federativos. Também apresenta as ações do Conaci voltadas à proteção de dados e à Inteligência Artificial.
O presidente reforça ainda o compromisso da instituição com a pauta ESG e de gênero, com destaque para os projetos “Ação Coletiva Mulheres no Controle” e “ESG na Agenda do Controle Interno”, desenvolvidos em parceria com o Banco Mundial. Essas iniciativas foram responsáveis por impulsionar boas práticas sustentáveis nas controladorias brasileiras. Entre as iniciativas voltadas à cidadania, Edmar menciona o projeto Estudantes em Movimento, que está relacionado com o social do ESG, o objetivo é estimular o engajamento cívico de jovens da rede pública.
Na parte final de sua apresentação, o presidente trouxe os aprendizados do Pempal IACOP e ressaltou que a sustentabilidade deve ser incorporada à auditoria interna como um tema transversal, que conecta as práticas tradicionais de controle à busca por resultados de longo prazo. “O auditor não precisa ser um especialista em sustentabilidade, mas deve usar suas competências para avaliar, apoiar e melhorar as políticas públicas nessa área”, reforça.
A XXV REOGCI reúne representantes de diversos países da América Latina e Europa — como Argentina, Paraguai, Uruguai, Espanha, Portugal e Chile — e tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e boas práticas em controle interno e auditoria governamental. O evento reforça o papel do Conaci como articulador de redes de cooperação e inovação no campo do controle público.
 
          			 
                             
                             
                             
                             
                             
                            