Conaci participa da certificação Nível 3 do IA-CM do STJ

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), por meio da Câmara Técnica de Auditoria Interna e IA-CM, esteve em Brasília, nos dias 28 e 29, para cumprir a etapa presencial da validação externa do Nível 3 do Modelo de Capacidade de Auditoria para o Setor Público (IA-CM) do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A certificação é resultado de parceria estabelecida pelo Conaci com o Superior Tribunal de Justiça.
Composta por Fábio Ribeiro (CGE-GO), Liane Angotti (CGDF) e Rodolfo Serrano (CGE-PB), a equipe do Conaci está realizando a certificação desde janeiro deste ano e está concluindo mais uma etapa da validação, composta de agenda de entrevistas, reuniões e análise de documentos. Nos próximos dias, a equipe de validação emitirá relatório com o resultado da certificação.
O coordenador da Câmara Técnica, Rodolfo Serrano, ressaltou a importância de alcançar o nível 3. “Alcançar este nível representa a confirmação de que um órgão possui uma função de auditoria interna madura, estruturada e integrada à gestão, com práticas consistentes de auditoria baseada em riscos, comunicação efetiva com as partes interessadas e uma atuação alinhada aos objetivos estratégicos da organização”.
O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público (Internal Audit Capability Model for the Public Sector), desenvolvido em 2009 pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA) com apoio do Banco Mundial, atualizado posteriormente em 2017, é um framework internacionalmente reconhecido que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a atender às necessidades da administração da organização e às expectativas profissionais da função. É um modelo universal baseado em práticas líderes que podem ser aplicadas globalmente.