Conaci participa da 4ª reunião ordinária do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção

O Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção é um órgão consultivo vinculado à CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou, nesta terça-feira (10/12), em Brasília, a 4ª Reunião Ordinária do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC). O evento contou com a presença do ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, e da secretária-executiva, Eveline Brito, além de representantes de diversas instituições. Entre eles, destacou-se a participação do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), representado pelo vice-presidente Luis Augusto Rocha, reafirmando o compromisso da entidade com a integridade e a transparência na gestão pública.

 

Durante a reunião, foram apresentados os avanços do CTICC ao longo de 2024, incluindo mais de 60 reuniões realizadas, nove produtos entregues do Plano de Trabalho e a participação em processos estratégicos, como o Plano de Integridade e Combate à Corrupção 2025-2027, alterações na Lei de Acesso à Informação (LAI), e o G20 Social. Pela manhã, os Grupos de Trabalho do Conselho debateram temas específicos, como Governo Aberto, Monitoramento de Políticas Públicas, Integridade Privada e Acesso à Informação. Na plenária, os resultados do ano foram compartilhados, assim como os planos para 2025.

 

O vice-presidente do Conaci destacou a importância da colaboração entre as instituições para o fortalecimento das políticas públicas e combate à corrupção. “O Conaci reafirma seu compromisso com a transparência e a integridade, destacando que ações conjuntas entre instituições públicas e a sociedade civil são fundamentais para garantir os direitos do cidadão e promover a ética na gestão pública”, declarou Luis Augusto Rocha.

 

 

Na parte da tarde, o Balanço do CTICC 2024 foi conduzido pelo chefe da Assessoria Especial de Participação Social e Diversidade, Fábio Félix. Entre os destaques apresentados, está a reformulação do Portal da Transparência, que recebeu aprimoramentos para assegurar maior rastreabilidade das emendas parlamentares. Também foram discutidos diagnósticos realizados pela CGU sobre o tema, com vistas a garantir maior transparência no uso de recursos públicos.

 

Outros temas abordados incluíram a criação do Grupo de Trabalho sobre Mudanças Climáticas e Integridade Socioambiental, que integrará órgãos do Governo Federal, como o Ministério do Planejamento e Orçamento e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

 

Ao encerrar o evento, o ministro Vinícius Marques de Carvalho enfatizou a importância da contribuição dos membros do Conselho para o fortalecimento das políticas públicas. Ele destacou ainda a relevância da agenda climática e do Plano de Integridade e Combate à Corrupção 2025-2027, que prevê ações coordenadas entre os diversos órgãos do governo para promover maior centralidade e impacto das iniciativas.

 

Sobre o CTICC

O Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção é um órgão consultivo vinculado à CGU, composto por representantes do governo e da sociedade civil. Sua missão é monitorar e sugerir melhorias em políticas públicas de transparência e combate à corrupção, promovendo a troca de experiências e capacitação no setor público.

 

*com informações da assessoria de comunicação da CGU