Distrito Federal, 09 de dezembro de 2025

Conaci participa da 1ª Reunião Ordinária do CTICC, promovida pela CGU em Brasília

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata, participou ontem, 08, da 1ª Reunião Ordinária do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC) – gestão 2025-2027, promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília. O encontro reuniu representantes do Governo Federal, estados, municípios e sociedade civil, com o objetivo de acompanhar políticas nacionais e fortalecer a agenda de integridade e combate à corrupção no país.

A programação contou, pela manhã, com reuniões dos grupos de trabalho voltados a temas estratégicos, como: Controle da Qualidade do Uso dos Recursos Públicos, Transparência e Acesso à Informação, Fortalecimento Institucional para a Integridade, Integridade na relação Estado–Setor Privado, Combate à Corrupção, Governo Aberto e Mudanças Climáticas e Integridade Socioambiental.

No período da tarde, a sessão plenária foi aberta pelo ministro Vinícius Marques de Carvalho e apresentou os principais pontos do Plano de Integridade e Combate à Corrupção (PICC) 2025-2027, além de atualizações sobre o trabalho relacionado às emendas parlamentares. Também foram debatidos os avanços das políticas de Transparência e Acesso à Informação, bem como as iniciativas para prevenção de conflitos de interesse, priorizadas para 2026.

Durante o encontro, Edmar Camata destacou a relevância da integração entre os entes federativos e do trabalho colaborativo para fortalecer a administração pública brasileira:

“O controle interno tem evoluído como política de Estado e não apenas como ação isolada de governos. Participar de espaços como o CTICC é fundamental para alinhar diretrizes, compartilhar experiências e garantir que a integridade pública avance de forma concreta no país, com mecanismos acessíveis e efetivos para o cidadão.”

A participação do Conaci reforça o compromisso institucional com o aperfeiçoamento das políticas de integridade, transparência e prevenção de irregularidades, contribuindo para um Estado cada vez mais moderno, responsável e orientado ao interesse público.

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.