Conaci palestra em evento do TCE-MG sobre o CI aliado à gestão

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz, participou hoje, 11, do projeto “Fortalecimento do Controle no Apoio à Gestão Pública”. O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A abertura do projeto foi feita pelo presidente do Tribunal, conselheiro José Alves Viana. 

 

Ferraz iniciou a apresentação do tema “Controle Interno como Aliado da Gestão Eficiente” conceituando eficiência e eficácia. Além disso, falou sobre os desafios do CI em ter uma parceria com a gestão, e a necessidade de sensibilização da alta administração sobre o tema. “O caminho não é imposição, o caminho é o diálogo”, ressaltou o presidente. 

 

Leonardo também perguntou “por que (ainda) há tanta discussão (e confusão) sobre a estruturação e o papel das Controladoria (Unidades Centrais de Controle Interno – UCCI)?”. Assim, explicou as razões de natureza jurídica, política e técnica e as consequências disto. Segundo ele, os resultados são estruturais e funcionais, o primeiro se relaciona ao grau de autonomia e independência e o segundo ao grau de maturidade. Ferraz deu o exemplo da estrutura da Controladoria-Geral da União (CGU) para ilustrar sua fala.

 

José Alves comentou que os novos controladores devem ficar atentos que “você não é opositor, não é fiscal, você é um aliado para ajudar a gestão”. Dessa forma, Ferraz completou que “este é um dos papéis que eu acho a Controladoria pode ter enquanto órgão central, ou seja, ela servir de um referencial consultivo para os gestores”.

 

A analista de Controle Externo do TCE-MG, Cláudia Emediato, apresentou aos participantes o diagnóstico dos Controles Internos dos municípios mineiros. O questionário foi aplicado ao prefeito e ao controlador interno das cidades. Além disso, várias ações foram realizadas durante o período, como a atividade integrada de controle, a participação no encontro técnico, revitalização do espaço da CI no site do TCE e o diagnóstico do sistema de Controle Interno.

 

Cláudia também destacou o que os controladores internos devem assegurar ao gestor que a relação entre eles é de confiança, respeito, com independência funcional e autonomia, em benefício das entregas para a sociedade. Além de fornecer aos gestores informações seguras e tempestivas para tomar decisões e colaborar no alcance de metas estabelecidas. 

 

Confira o evento completo AQUI

Apresentação Leonardo Ferraz