Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conaci lança livro feito apenas por mulheres
O objetivo da obra é dar visibilidade para as profissionais que atuam na área de Controle Interno e, consequentemente, fortalecer a igualdade de gênero.
O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) lançou na última terça-feira, 20, o novo livro do órgão, escrito apenas por mulheres. A obra “Mulheres no Controle – Tópicos de Controle Interno Sob o Olhar das Mulheres”, contou com mais de 25 autoras, que tiveram seus artigos selecionados por meio de concurso do órgão, sobre temas relativos ao Controle Interno. A publicação tem foco em um dos objetivos do Conselho, que visa promover mais inclusão e igualdade de gênero, a fim de estimular a participação feminina na pesquisa, produção acadêmica, difusão do conhecimento e sua aplicação na realidade brasileira.
Em mais de 300 páginas, os leitores irão encontrar artigos relacionados a alguns macrotemas de Controle Interno, como por exemplo, compliance de gênero, governança humanizada, sub-representação das mulheres em cargos de liderança, entre outros. Para a advogada e uma das coordenadoras do livro Marcela Thomé, a obra contribui para o avanço contínuo da equidade de gênero. “É uma imensa alegria apresentar aos leitores a realidade da crescente materialização da participação feminina nos ambientes de tomada de decisão da Administração Pública, certa de a iniciativa do Conaci consolida esse avanço, tão buscado pela gestão 2022-2023”, comenta.
Prefaciado pela CEO da Goldenberg Diversidade, Equidade & Inclusão e Gestora Executiva do Movimento Mulher 360, Margareth Goldenberg, o livro revela dados importantes para contribuir com a promoção da igualdade de gênero e dar voz a quem tanto contribui para sociedade. “Essa obra ilumina o caminho a seguir nas áreas de Controle Interno, sob o olhar de mulheres e contribui para esse avanço tão necessário”, afirma Margareth.
O Mulheres no Controle está alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, em seu objetivo 5, relacionado à igualdade de gênero. Além disso, o Conaci está exercendo com esta ação um protagonismo não apenas na promoção do tema para toda sociedade, como também concluindo uma entrega efetiva para ser objeto de estudo sobre a temática. “O fomento de discursos sobre a dignidade, por meio do incremento de agendas inclusivas, da pluralidade e igualdade, com destaque para diagnósticos e iniciativas que incentivem cada vez mais a participação feminina no macrossistema de controle interno, em especial nas posições de comando e liderança, estão presentes nessa importante obra que será de extrema relevância para quem quer aprofundar na pauta”, comenta Edmar Camata, vice-presidente do órgão e um dos coordenadores do livro.
Lançamento oficial
Durante o lançamento do livro “Mulheres no Controle”, na 46ª RTC, o coordenadores da obra, Débora Severino e Leonardo Ferraz, juntamente com algumas autoras, falaram um pouco sobre a realidade das mulheres e a importância de ter uma obra como esta.
“É importante que a gente tenha políticas estruturantes no combate à violência, mas para a gente caminhar neste processo só é possível se a gente contar com apoio dos homens que estão no poder, essa aliança é fundamental e também a aliança entre as mulheres. Então, a coordenação deste livro foi pensada não para ter uma paridade entre homens e mulheres, mas sim para fortalecer este trabalho em conjunto, e mostrar que também precisamos do homens para avançar nesta pauta”, ressalta Débora.
“O Conaci entendeu a importância de debater esse tema e foi pioneiro em abordar o olhar das mulheres sob o Controle Interno que carece de estudos e pesquisas sobre a pauta”, completou Ferraz.