Pará, 08 de dezembro de 2025
Conaci fortalece agenda nacional de controle interno e sustentabilidade durante a 56ª RTC
Promovida pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado do Pará (CGE-PA), a 56ª Reunião Técnica do Conaci reuniu representantes do Controle Interno de todo o país, entre estados e municípios, além de autoridades estaduais, em dois dias de programação (04 e 05), sediados no Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, em Belém.
Com uma agenda voltada ao fortalecimento da gestão pública, o Conaci conduziu debates estratégicos sobre sustentabilidade, ESG, governança climática e o papel do controle interno na construção de um futuro ambientalmente responsável. O evento destacou a relevância do Brasil no mercado de crédito de carbono e o protagonismo das instituições de controle para assegurar confiabilidade, prevenção e validação de processos inovadores no setor público.
Um dos grandes destaques da programação foi a Roda Viva sobre o tema “ESG, Governança Climática e Controle Interno”, que contou com a participação do presidente do Conaci e secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata, a coordenadora de licitações da Secretaria da Fazenda, Ana Paula Barbosa e o auditor interno do Banco da Amazônia, Wendel Abreu.

Durante o bate-papo, o titular do Conaci, Edmar Camata, destacou a importância do controle interno no cenário voltado para o mercado de crédito de carbono. “Neste momento, os olhares estão voltados para aquelas nações que terão o mercado de compensação, especialmente o Brasil, e o quanto conseguiremos referenciar essa venda de crédito de carbono para que seja realizado de forma confiável, além da forma de como será comprovada essa comercialização, é algo totalmente novo então, dentro deste contexto, o controle poderá ajudar nos muito”, ressaltou.
Além da sustentabilidade, o conhecimento científico também ganhou destaque com a palestra da Doutora em Ciências da USP, Carla Tieppo, que falou sobre a neurociência aplicada ao controle interno, destacando os avanços tecnológicos na Ciência e na inteligência artificial, além de destacar que a gestão de riscos e a avaliação de processos com foco na prevenção.

Durante o evento, a presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI, Katia Brembatti, destacou a importância da tecnologia como aliada nas investigações jornalísticas, que têm o poder de mudar positivamente a realidade brasileira com a divulgação de dados estratégicos do poder público.

Além disso, o painel, com a participação da coordenadora geral do IBCG Bahia, Roberta Carneiro, e do auditor-geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares-Ebserh, Marcus Braga, abordou os conhecimentos sobre governança e avaliação de políticas públicas.

Certificação nível 2 IA-CM
Ao final da programação, a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) do Maranhão, as Controladorias-Gerais dos Estados do Rio de Janeiro e Rondônia, a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul e os municípios de Porto Alegre, Londrina e Rio de Janeiro receberam a certificação nível 2 IA-CM do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), uma validação externa que comprova que a auditoria interna alcançou padrões reconhecidos internacionalmente.

Lançamento
Na oportunidade, a Controladoria-Geral do Estado do Pará lançou o Guia de Gestão de Riscos, que é um material importante para orientar os servidores sobre o gerenciamento de eventos ou situações que possam afetar os objetivos institucionais.
