Conaci faz parte de rede que promove transparência e acesso à informação da CGU

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata, participou ontem, 17, da primeira Assembleia-Geral da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLAI), promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Durante a plenária, Camata falou sobre a importância da cooperação entre Conaci, CGU e demais órgãos para melhores entregas para sociedade brasileira. Vários órgãos membros do Conaci também fazem parte da Rede e participaram da plenária de ontem, o vice-presidente de Relações Institucionais do Conaci, Luis Augusto Rocha, também esteve presente nas discussões.

A convite da CGU, o Conaci passa a integrar a RedeLAI, que tem o objetivo de aumentar a transparência e o acesso à informação a fim de beneficiar o cidadão. Segundo o presidente do Conselho, “nossa tarefa é favorecer as discussões e o compartilhamento de experiências produtivas nessas áreas”. Além disso, ele ressaltou a importância das ferramentas tecnológicas para as controladorias.

O encontro discutiu o compartilhamento de expectativas sobre a participação na RedeLAI, apresentação da campanha do Dia Internacional do Acesso Universal à Informação e alinhamentos sobre o regimento interno da Rede. Além disso, foram apresentadas as ações previstas para 2025.

Sobre a RedeLAI

A Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLAI) foi lançada em maio de 2024, durante o Seminário Internacional de Acesso à Informação, em Brasília, com o objetivo de fomentar nacionalmente o acesso à informação por meio de um ambiente colaborativo formado por órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A RedeLAI estimulará o compartilhamento de boas práticas e entendimentos sobre o acesso à informação, aproveitando as melhores iniciativas disponíveis e promovendo diferentes formas de inovação no setor público voltadas ao fortalecimento da cultura de transparência.