Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conaci fala sobre Integridade em evento internacional
O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata, participou do painel “Da corrupção à integridade: superando erros, construindo caminhos” ontem, 23, no Fórum Brasil UK, na Universidade de Oxford. O evento teve como tema principal “O Futuro é Brasileiro” e debateu ideias sobre política pública, desenvolvimento e sociedade, de maneira plural e democrática, para benefício do país.
A proposta do painel que Camata participou foi evidenciar os esforços empreendidos pelo Brasil para superar suas falhas e combater a corrupção, priorizando a discussão na construção da integridade. Além dele, também participaram a secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU), Izabela Corrêa, e o diretor-executivo da Transparência Internacional, Bruno Brandão. Sara Freitas, membro do comitê organizador do Brazil Forum UK 2024, foi a moderadora.
Quais os caminhos e desafios para construir uma cultura de integridade e transparência foi o ponto de partida para os painelistas. Durante o painel, o presidente abordou o papel do Controle Interno na pauta, além de ressaltar que a integridade não está só associada ao combate à corrupção, mas também a gestão de riscos, políticas públicas, igualdade de gênero e muito mais. Camata explicou o papel do Conaci e ainda apresentou o livro Mulheres no Controle.
“O Controle Interno está em um momento de muita reflexão sobre esse tema do nosso painel. Porque saímos de um controle que em muitas situações procurava erros na política do gestor, para um controle que no mundo privado é um controle que atua próximo à gestão para agregar valor ao papel do gestor, para prevenir erros”, afirmou o presidente do Conaci.
O painel também abordou como os estados e municípios estão agindo no combate à corrupção e a integridade. Dessa forma, Edmar falou sobre o Diagnóstico Nacional de Controle Interno para Municípios. A nova Lei de Licitações, a gestão de riscos e ESG (ambiental, social e governança) também foram pautas tratadas por ele.
“É importante que o gestor municipal entenda que a agregação de valor da política pública dele depende da integridade, da responsabilidade social, de entregar um produto com selo da boa governança, da preocupação ambiental, porque isso vai agregar valor”, ressaltou Camata.
Perguntas do público
Durante o painel, a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, questionou ao presidente do Conaci como o órgão trabalha na formação dos controladores no exercício de reflexão sobre se colocar no lugar do gestor.
“A gente tem um cenário isolador em muitas áreas que o gestor só entra ali para fazer desvio. Mas, obviamente, o Controle Interno tem que ser amigo da boa entrega e da política pública. E para isso, pelo menos no âmbito do Conaci, são feitas muitas capacitações. Os nossos controladores são imersos em temas como equidade, clima, diversidade, para que eles entendam a necessidade de uma entrega diferenciada e de se colocarem no lugar do gestor”, respondeu Camata.
Entrega do Diagnóstico
Ainda ontem, o presidente entregou uma versão impressa do Diagnóstico Nacional de Controle Interno para Municípios ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso
Confira o painel:
Sobre o Brazil Forum UK
Em março de 2016, um grupo de alunos da Universidade de Oxford e da London School of Economics se reuniu com uma preocupação em comum: a grande polarização política que assolou o país durante o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff.
Desde então, o Fórum vem promovendo eventos anuais que proporcionam a vozes distintas a chance de contribuir para o fortalecimento e o futuro da democracia brasileira.
O objetivo do Brazil Forum UK é construir pontes, na esperança de que diálogo e tolerância reduzam o abismo ideológico que surgiu no país. Para isso, o fórum busca por diversidade em meio a pessoas que compartilham desse ideal, desde palestrantes e organizadores a apoiadores e espectadores. Todos juntos por um evento e uma missão que agora se concretizam na sua sétima edição.
No Brazil Forum UK, nosso querido Brasil é o protagonista, em todas as suas cores, credos, formas e posições.