Conaci entrega nível 3 do IA-CM para o Superior Tribunal de Justiça

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) oficializou hoje, 30, a entrega da certificação de Nível 3 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A entrega foi realizada durante o Simpósio promovido pelo tribunal, em Brasília (DF), com a presença de autoridades, especialistas e representantes do controle interno nacional.
O presidente do Conaci, Edmar Camata, participou da abertura do evento e entregou a placa de certificação ao diretor-geral da Secretaria do STJ, Dr. Sérgio Pedreira, e ao secretário-geral da Presidência do STJ, Juiz Carl Smith.
Durante sua fala, Camata ressaltou a relevância do tema para toda a administração pública: “Dialogar sobre um modelo, sobre um framework de controle interno, especificamente de auditoria, é um tema que interessa a todo mundo.”
Ele também destacou os desafios enfrentados nos municípios brasileiros, mencionando dados do Diagnóstico Nacional de Controle Interno: “Há dois anos, apenas 3% das unidades de controle interno municipais apresentavam um nível alto de maturidade em auditoria. Isso é assustador em qualquer lugar do mundo.”
Ao celebrar a conquista do STJ, Camata comparou o avanço à chegada do homem à Lua: “Não é um passo pequeno para o STJ, é um passo muito importante. Talvez como em 1969, quando Neil Armstrong disse que era um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade. Pode até parecer um passo simples para um órgão tão estruturado, mas, para o Conaci — que agora busca o Nível 3 também para as controladorias estaduais e municipais —, é um passo gigantesco, que vai iluminar e guiar a nossa história e a história do controle interno no Brasil.”
O Nível 3 do IA‑CM atesta que o STJ integra ações planejadas, mensuráveis, com apoio institucional e vinculação estratégica, permitindo que as auditorias internas contribuam efetivamente para a melhoria da governança e prevenção de riscos.
O que significa o Nível 3 do IA‑CM?
- Representa um estágio de maturidade intermediário-alto no modelo de auditoria interna;
- Envolve processos padronizados, medição de desempenho e alinhamento com estratégias institucionais;
- Exige apoio da alta administração e uso de métricas para monitorar resultados.
Expectativas futuras
Com a certificação, espera-se que o STJ inspire outros órgãos a avançarem também nos níveis superiores do IA‑CM, ampliando a cultura de auditoria e aprimorando a gestão pública.
Participação do Conaci
Além da entrega da certificação, o simpósio contou com a dois painéis temáticos com participação de membros do Conaci. “Avanços e Desafios na Implementação do IA-CM no Brasil”, com o coordenador da Câmara Técnica de IA-CM do Conselho, Rodolfo Serrano, e a controladora-geral do Munícipio de Fortaleza, Silvia Correia. Além disso, o presidente do Conaci e o secretário federal de controle interno da CGU, Ronald Balbe, participaram do painel “Perspectivas Institucionais e Estratégicas para o IA-CM”.