Distrito Federal, 10 de março de 2026
Conaci e Fenaud-Unacom debatem projetos de lei sobre controle interno em tramitação no Congresso
Representantes do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Fenaud-Unacom se reuniram nesta terça-feira (10) para discutir projetos de lei relacionados ao sistema de controle interno e à carreira de Auditor de Finanças e Controle que tramitam atualmente no Congresso Nacional. O encontro teve como objetivo alinhar entendimentos institucionais e identificar pontos de convergência entre as entidades sobre propostas legislativas que impactam diretamente a estrutura e o funcionamento do controle interno no país.
Pelo Conaci, participaram da reunião o presidente da entidade, Leonardo Ferraz, o vice-presidente, Paulo Farias, e o membro da Controladoria-Geral do Distrito Federal, Daniel Lima. Durante o encontro, os participantes analisaram o cenário legislativo e discutiram caminhos para fortalecer o sistema de controle interno no Brasil, com foco na valorização das estruturas de controle e no aprimoramento da governança pública.
Para o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, o diálogo institucional é fundamental para consolidar consensos e avançar em pautas estratégicas para o controle da administração pública. “Entendo que a reunião foi bastante proveitosa, na medida em que foi possível estabelecer de forma objetiva premissas comuns e visões compartilhadas em relevantes matérias em tramitação no Congresso Nacional, referentes ao controle interno e à carreira dos Auditores de Finanças e Controle, de modo a viabilizar uma união de esforços e ações conjuntas”, afirmou.
A reunião também reforçou a importância da cooperação entre as entidades representativas do controle interno para acompanhar a tramitação das propostas legislativas e contribuir com o debate técnico sobre o tema. O Conaci tem atuado de forma permanente no diálogo com instituições e representantes do poder público para fortalecer políticas de integridade, governança e transparência na administração pública.
Mais diálogo com o Congresso Nacional
Ainda na agenda desta terça-feira (10), o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, e o vice-presidente, Paulo Farias, estiveram no gabinete do Alessandro Vieira, no Congresso Nacional. Durante a reunião, foram discutidas pautas relacionadas ao fortalecimento do controle interno e ao aprimoramento dos mecanismos de governança e integridade na administração pública, especialmente no contexto das proposições legislativas em análise no Parlamento.
Para o vice-presidente do Conaci, Paulo Farias, a interlocução com o Legislativo é essencial para qualificar o debate sobre o papel das instituições de controle. “Reforcei ao senador a importância de compreender o controle interno como um ciclo completo de governança pública. Esse ciclo começa pela transparência, que garante ao cidadão acesso às informações; passa pela ouvidoria, que permite escutar suas demandas e manifestações; segue pela auditoria, responsável por avaliar as políticas públicas e apurar possíveis denúncias; e pela corregedoria, que atua na responsabilização de eventuais desvios. Por fim, todo esse conjunto é integrado pela agenda de integridade, que articula e fortalece esses mecanismos para prevenir irregularidades, promover boas práticas e assegurar que a administração pública atue com ética, eficiência e foco no interesse público”, afirmou.
Acompanhe os desdobramentos desse diálogo em nosso site!