Conaci e CGU lançam estudo que apresenta os requisitos do IA-CM e as normas internacionais de Auditoria Interna

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), por meio da Câmara Técnica do órgão IA-CM, e a Controladoria-Geral da União (CGU), lançaram hoje, 17, o “Estudo Comparativo entre os Requisitos do IA-CM e as Normas Internacionais para a Prática da Auditoria Interna”. O objetivo do documento é ajudar as organizações do setor público a entender melhor as semelhanças e diferenças entre as duas estruturas e como elas podem ser aplicadas de forma complementar para melhorar a eficácia e a eficiência da função de auditoria interna.

O estudo detalha a Matriz IA-CM, resumindo os níveis de capacidade, elementos e macroprocessos (KPA). Além de ter a lista das normas internacionais de Auditoria, os respectivos macroprocessos (KPA) e as atividades essenciais do IA-CM, com os quais as normas se relacionam. O relacionamento normas e IA-CM são divididos em seis elementos, sendo eles: Serviços e Papel da Auditoria Interna, Gerenciamento de Pessoas, Práticas profissionais, Gerenciamento do Desempenho e Accountability, Cultura e Relacionamento Organizacional e Estruturas de Governança.

O secretário Federal de Controle Interno da CGU, Ronald Balbe, falou sobre a importância do material. “Este documento será muito importante para não só fazer o trabalho de convergência, mas também servir como referencial de qualidade e para a maturidade das controladorias em todo país”.

Para o coordenador da Câmara Técnica do IA-CM do Conaci, Rodolfo Serrano, o produto vai ajudar a melhorar os processos para quem atua na área.  “O estudo será útil para que as controladorias aprimorem suas atividades de auditoria interna governamental, servindo como referência para a execução dos trabalhos, elaboração de manuais, especificação de treinamentos, desenvolvimento de programas de qualidade, dentre outras possíveis aplicações”, ponderou.

Confira:

Estudo Comparativo entre os Requisitos do IA-CM e as Normas Internacionais para a Prática da Auditoria Interna