Conaci e Banco Mundial divulgam 2ª chamada para o Grupo de Trabalho voltado ao aprimoramento das estratégias que contribuam com o meio ambiente, o eixo social e uma governança eficiente das controladorias

A iniciativa integra o Projeto ESG na Agenda do Controle Interno, com foco na formulação da metodologia para a incorporação do eixo ESG nos Programas de Integridade

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com o Banco Mundial, torna pública a chamada às controladorias dos estados, capitais e do Distrito Federal, membros do Conselho, para compor o Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de propor o aprimoramento de estratégias organizacionais que contribuam para o meio ambiente, o eixo social e uma governança eficiente das UCCIs. A iniciativa integra o Projeto ESG na Agenda do Controle Interno, voltado à formulação da “Metodologia para a incorporação do eixo ESG nos Programas de Integridade”.

Premissas do Grupo de Trabalho (GT):

  1. Propor ações relevantes para o Controle Interno, que sejam concretas e factíveis para os membros do Conaci;
  2. Garantir alinhamento com as práticas ESG;
  3. Considerar as iniciativas anteriormente realizadas sobre a temática no âmbito do Conaci;
  4. Atuar em parceria com as consultoras do Banco Mundial no Projeto ESG na Agenda do Controle Interno.

Esses instrumentos serão construídos com base em boas práticas e diretrizes nacionais e internacionais, visando promover a aplicação dos critérios ESG nas instituições públicas brasileiras. Além disso, o projeto busca se constituir como referencial metodológico, oferecendo orientações técnicas abrangentes para a criação de políticas institucionais e públicas, a implementação de ações afirmativas e o fortalecimento das discussões globais sobre Environmental, Social and Governance (ESG) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O GT atuará por meio de discussões técnicas, colaboração em rede, levantamento de boas práticas e recomendações de instrumentos e referenciais que contemplem governança, sustentabilidade e o eixo social aplicáveis ao setor público.

A chamada pública se destina a servidoras e servidores das controladorias membros do Conaci que desejem integrar o GT. As inscrições poderão ser realizadas entre 28/08/2025 e 04/09/2025, por meio do formulário de inscrição. Para o projeto, recomenda-se a designação de um titular e de um suplente para acompanhar a agenda de trabalho, prevista para de outubro de 2025 até fevereiro 2026. A primeira reunião ocorrerá em 03/10/2025, às 11h (horário de Brasília).

O projeto é composto pelas seguintes partes: Coordenação no âmbito do Conaci: Luís Augusto Rocha, Vice-Presidente de Relações Institucionais, e Luciana Daltro, Controladora-Geral do Rio Grande do Norte. Consultoras do Banco Mundial: Ana Marinho e Júlia Bahia. Parceiros: Rede Equidade, coordenada pelo Senado Federal e Secretaria-Geral Ibero-Americana. Colaboradoras/es: Servidoras e servidores das Controladorias membros do Conaci que irão compor o Grupo de Trabalho (GT).

Eventuais dúvidas devem ser enviadas para o e-mail: amarinhoameno@worldbank.org

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.