Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conaci e autoridades das três Américas discutem alternativas de combate à corrupção em evento internacional
O vice-presidente do Conaci, Alvaro Fakredin, que também participa, na Cidade do México, de 6 a 9 de junho, da Conferência CReCER 2017, cujo foco é “A contabilidade e a responsabilidade para o crescimento econômico” nos países da América Latina e Caribe, ressalta a oportunidade que a instituição está tendo de integrar o Fórum. O evento, que reúne controladores, contadores e auditores públicos e privados, autoridades públicas de órgãos superiores de fiscalização, corte de contas e autoridades da fazenda pública de 26 países, nesta edição comemorativa de 10 anos apresenta a temática central “Promovendo o crescimento com o desenvolvimento sustentável”.
Segundo Fakredin, trata-se de uma ocasião única de reunir os profissionais e as autoridades da área econômica de contabilidade e auditoria, públicos e privados do continente americano, de todos os estados nacionais para debater alternativas de combate às corrupções em ambos os campos de atividade econômica, tanto privados quanto públicos, e aperfeiçoar regras de governança e os marcos regulatórios de governos com vistas a gerar crescimento sustentável, reduzir as desigualdades regionais e a pobreza nas nações da América Central e Caribe, onde o Brasil, por ser considerado um país-continente, tem muito a contribuir e a qualificar nos debates, com seus experts e sua experiência.
“O Conaci é um dos órgãos brasileiros com legitimidade para discutir esse tema representando o nosso país; e tem feito isso muito bem nos fóruns internacionais que vem participando, desde a gestão do presidente Roberto Amoras. Pela primeira vez em uma década de CReCER, os organizadores introduziram painéis específicos para o aperfeiçoamento dos mecanismos de controles internos e gestão de riscos na atividade governamental, unindo especialistas de fora e de dentro dos governos nacionais aqui representados”, ressalta.
Conforme complementa Fakredin, os debates empreendidos estão muito bons, pois o evento, além de oportunizar compartilhar ideias e conhecer pessoalmente autoridades nesse campo de atuação dos governos, tem possibilitado a exata medida de como estão sendo tratados, pelos especialistas das três Américas, temas comuns, como a luta contra a corrupção e os mecanismos para melhoria da gestão pública num momento de crise econômica mundial que está a afetar a todos.
“Por outro lado, como os governos são pouco comparáveis, a não ser por meio de alguns indicadores globais, resulta de extrema importância a participação dos auditores e controladores, representantes dos órgãos constitucionais de controle internos dos entes federados do Brasil, como elementos profissionais essenciais para julgamento e medição da eficiência, efetividade e economicidade das ações de políticas públicas realizadas pelos governos e disponibilizadas às populações. O Conaci mais uma vez faz história em estar aqui no México ao lado de todas as autoridades deste campo nas três Américas”.
Saiba mais em: https://crecer.org.mx/
Acompanhe a transmissão: https://business.facebook.com/bancomundial/videos/1720915537936580/?hc_ref=PAGES_TIMELINE
Mais informações sobre o Conaci:
Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (27) 99973-4547