Conaci e Atricon reforçam a importância da parceria na 49ª RTC

Durante a 49ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno, mais de 40 membros, incluindo a presidência, receberam o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Carlos Ranna.

Durante o evento, o conselheiro ressaltou que a Associação está aberta ao diálogo voltado a melhorias nas metodologias das avaliações de transparência. Além disso, considerou a importância da parceria entre a Atricon e o Conaci para o desenvolvimento do Controle Interno e Externo brasileiro.

O presidente do Conaci, Edmar Camata, ponderou que “o diálogo sempre será a medida mais efetiva para construção de ações eficazes à sociedade.  O ranking da Atricon é um mecanismo importante para a promoção da transparência pública e o Conselho se sentiu satisfeito em ter tido a oportunidade de dialogar com o Conselheiro Ranna, sobre as próximas edições, a fim de aprimorar o trabalho que está sendo feito, levando em consideração a perspectiva dos órgãos avaliados”.

No último ano, a diretoria sugeriu a mudança de classificação em faixas, sendo a divulgação individual de cada avaliado, sem publicidade, gerando assim melhorias qualitativas e não uma competição entre as instituições. Além disso, trouxe à reflexão sobre a unificação das instituições para apenas uma avaliação nacional de transparência, com a metodologia da soma de esforços entre os estudos já elaborados individualmente.

O Conaci ainda provocou as instituições com a reflexão de que é preciso planejar, dialogar e promover aproximação entre os órgãos antes do lançamento dos rankings, para que as análises cumpram seu papel efetivo de gerar melhorias na transparência pública e diminuir os níveis de corrupção no país.