Conaci destaca papel do controle interno no lançamento do novo ciclo do Programa Time Brasil

Evento marca início de nova etapa do Programa Time Brasil que visa fortalecer a integridade e a transparência na administração pública

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata, participou, nesta segunda-feira (8/9), do evento de lançamento do novo ciclo do Programa Time Brasil, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília. A iniciativa busca apoiar estados, municípios e o Distrito Federal na implementação de medidas voltadas ao fortalecimento da gestão pública, com foco em integridade, transparência e controle social.

Camata integrou a Mesa 3 – Órgãos Parceiros, que discutiu “Ações para a Promoção da Integridade Pública em Estados e Municípios”, ao lado de representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Tribunal de Contas da União (TCU). Durante sua fala, destacou os desafios e avanços na cooperação entre estados e municípios para consolidar uma cultura de integridade.

“O desafio e avanço que a gente tem é o consensualismo. Uma das dificuldades que saem dessa discussão é justamente trabalhar as pautas preventivas, evitar que o dano aconteça e fazer com que o controle interno esteja alinhado a essa visão harmônica que não deixe em momento algum fazer o seu trabalho, não deixe de fazer auditoria, mas que se alinhe com o que é mais importante”, ressaltou Camata. O presidente também destacou o Diagnóstico Nacional de Controle Interno dos municípios que mostra somente 3% das cidades com controladorias bem estruturadas, o que é mais um obstáculo para consolidar a integridade.

Sobre o Programa

O Programa Time Brasil é estruturado em três etapas principais: o autodiagnóstico, que permite ao ente federado avaliar sua realidade institucional; o plano de ação, com compromissos baseados nos resultados do diagnóstico; e o acompanhamento, que assegura o monitoramento das medidas implementadas, com suporte técnico da CGU e divulgação dos avanços para a sociedade.

Para apoiar gestores e servidores, a CGU disponibiliza ferramentas como o Fala.BR – plataforma de pedidos de acesso à informação e manifestações de ouvidoria –, o Analisador de Licitações, Contratos e Editais (ALICE), o Banco de Sanções e o Sistema e-PAD, além de redes colaborativas como a Rede Nacional de Ouvidorias, a RedeLAI e o PROCOR.

O novo ciclo do Time Brasil reforça o compromisso da CGU em consolidar práticas de governança e integridade, estimulando a cooperação entre instituições e promovendo políticas públicas mais íntegras e alinhadas aos princípios da ética.

Assista ao evento ao vivo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=CMAmbT_wTfY

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.