Conaci contribui com estudos para reforma do sistema de controle interno de Moçambique

Nesta quinta-feira (31), o vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Luis Augusto Rocha, participou de uma reunião estratégica com autoridades moçambicanas. O objetivo foi apresentar o modelo brasileiro de controle interno e contribuir com os debates sobre a reforma do sistema de auditoria e controle interno de Moçambique.
O encontro contou com a presença da Conselheira Jurídica da Presidência da República, Beatriz Buchili, além de Emanuel Mabuno, Inspetor-Geral de Finanças, e João Macaremgue, Coordenador-Adjunto do Gabinete de Coordenação de Reformas do Ministério das Finanças.
Durante a reunião, Rocha destacou as macrofunções do controle interno que atua de forma coordenada na promoção da integridade, da transparência e da boa governança. A apresentação buscou contribuir com as discussões internas de Moçambique, que estuda caminhos para modernizar seu modelo de auditoria, alinhando-o a práticas internacionais e às demandas de um Estado mais eficiente e transparente.
O diálogo reforça os laços de cooperação entre os dois países e faz parte da missão técnica do Conaci em Moçambique, realizada no âmbito do Projeto GEPRES, com apoio do Banco Mundial e coordenação da Inspeção-Geral de Finanças (IGF).